Zefa entrará em “Pantanal” para agitar história e atriz revela detalhes: “Fiz ela mais faceira”

Parte do núcleo de Tenório (Murilo Benício) e sua família, Zefa será interpretada pela atriz Paula Barbosa, a neta de Benedito Ruy Barbosa, o criador da história original de “Pantanal”, e terá uma missão importante de agitar ainda mais a história.

Com muita expectativa para estrear na novela que marcou a vida de sua família, a atriz revelou mais detalhes de sua versão da personagem em uma entrevista exclusiva para o Zappeando. “Fiz ela um pouquinho mais faceira, menos rústica”. Confira!

Zefa se assustará com o caos familiar de Tenório e ‘Bruaca’

Fazendo parte da grande virada de Maria ‘Bruaca’ (Isabel Teixeira), depois que a personagem descobre sobre a segunda família do marido e muda completamente o seu comportamento, Zefa entra na trama para agregar à rotina de uma núcleo cada vez mais caótico.

A personagem de Paula Barbosa será contratada como cozinheira de Tenório, após a esposa do vilão se recusar a continuar cuidando da casa. No entanto, ao cair de paraquedas no olho do furacão, Zefa se tornará o alvo de muitos coices.

Muito correta e com valores cristãos, a dinâmica familiar do grileiro, ‘Bruaca’ e Guta (Julia Dalavia) deixará a mocinha de cabelo em pé. “Ela é cristã, ela acredita no Céu e no Inferno, Deus e diabo, acho que foi uma forma de ela ter algum direcionamento na vida dela”, explica a atriz, relembrando as origens da personagem, que perdeu seus pais muito cedo e acabou se criando sozinha nos ensinamentos da religião.

Desta forma, todos os seus julgamentos são divididos entre o que é certo e errado na visão de Cristo – algo que torna ainda mais traumática a sua vida na fazenda de Tenório.

Tenório (Murilo Benício), Maria (Isabel Teixeira) e Guta (Julia Dalavia) em
Globo/Fábio Rocha

“Aquela casa para ela é uma loucura, que vive no pecado. Eles fazem muita coisa errada”, constata a neta do autor, que continua: “A Zefa chega ali timidamente, não sabendo onde ela tá pisando, toma coice de tudo o que é lado, começa a ver coisas acontecendo e não entende nada. Tenório tratando a mulher mal, a Bruaca dormindo com os peões, depois chega a Guta e o Marcelo”, revela Paula, citando o envolvimento dos meio-irmãos.

Apesar disso, nesta nova versão adaptada por Bruno Luperi, primo da atriz, conheceremos um novo lado da personagem. Diferente de Giovanna Gold, atriz da primeira versão, Paula Barbosa teve mais tempo para trabalhar Zefa, já sabendo tudo o que a cozinheira enfrentaria.

https://www.instagram.com/p/CW8TroglBrN/

“A Giovanna Gold, quando entrou, ia fazer uma participação de apenas uma semana, mas ela foi ficando. Então ela não teve muito o que eu tenho hoje, que é já saber a história da personagem. Por mais que mude muita coisa, a gente sabe que a trajetória da personagem é a mesma. Tendo isso, eu consegui dar mais nuances para a personagem e entender melhor isso, dando mais elementos”, analisou.

Depois de sua entrada na novela, Zefa passará a conviver mais com o núcleo de José Leôncio (Marcos Palmeira), quando se apaixonará por Tadeu (José Loreto) e viverá um romance com o peão. A partir daí, conheceremos uma personagem muito mais leve.

Zefa (Paula Barbosa) se envolverá com Tadeu (José Loreto)
Globo/ João Miguel Júnior

“Ela se envolve com o Tadeu, fica apaixonada, começa a participar das rodas de viola e vai trabalhar na casa do José Leôncio, que é outro clima, é outro lugar e aí vocês vão ver uma Zefa como ela é: alegre, feliz”, adianta a atriz.

De acordo com Paula Barbosa, ela se empenhou em buscar a própria essência de Zefa, que, apesar de ter uma postura muito certinha, vai mostrar que não precisa se limitar a uma só coisa, tendo mais nuances e cores em sua vida.

“Apesar de ser muito correta, eu fiz ela um pouquinho mais faceira, menos rústica, no sentido de postura. Quando ela está na casa trabalhando, ela é uma. Quando ela conversa com o Alcides [Juliano Cazarré], ela é outra. Ela sabe que tá cutucando, sabe onde está chegando”, define a artista.

“Pantanal”