O elenco de “Terra e Paixão” vai ganhar um reforço de Eriberto Leão, que entra na novela como tio de Petra (Debora Ozório), revelando um passado sombrio com a sobrinha. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da Globo ao Zappeando.
Eriberto Leão faz o papel de Dirceu em “Terra e Paixão”
Dirceu, que aparece na reta final, é irmão de Irene e foi o responsável por abusar de Petra quando ainda era criança. Antônio (Tony Ramos) nunca conseguiu arrancar essa informação da filha.

De acordo com a coluna Play, do jornal O Globo, a chegada mexe bastante com Petra. Dirceu vai flagrar a sobrinha dormindo ao chegar na casa de Antônio e tenta passar a mão nela mais uma vez.
Quando percebe uma aproximação do fazendeiro, Dirceu rapidamente se afasta de Petra. Ao vê-lo um tempo depois, a mocinha começa a relembrar o abuso, disposta a investigar se foi ele quem lhe causou o trauma.
Petra acaba descobrindo que Graça (Agatha Moreira) tinha medo do tio e decide questioná-la. A dona da boutique pergunta o motivo e explica que se sentia desconfortável quando Dirceu sempre tentava tocá-la.
.png.jpg)
Comovida com a história de Petra, que começa a ter cada vez mais memórias com a terapia, Graça passa a ajudá-la a desmascarar o abusador, indo atrás de pistas que o conectem à violência sofrida pela ex-cunhada.
Eriberto Leão não fazia nenhuma novela desde o fim de “Além da Ilusão”, exibida entre fevereiro e agosto de 2022, onde deu vida ao personagem Leônidas, retornando para participação especial em “Terra e Paixão”.