Qual é o final de José Inocêncio em “Renascer”: fazendeiro morre após perdoar João Pedro

por | jun 2, 2024 | Novelas

Em cena que emocionou o público na primeira versão, em 1993, José Inocêncio morre após se declarar para o caçula

José Inocêncio, interpretado por Marcos Palmeira no remake de “Renascer”, morre no final da novela, depois que João Pedro (Juan Paiva) tira o facão do fazendeiro dos pés da árvore, em sequência que emocionou o público na primeira versão, em 1993, onde eram interpretados por Antonio Fagundes e Marcos Palmeira, respectivamente.

O que acontece com José Inocêncio em “Renascer”?

Na versão original da novela, José Inocêncio morre no último capítulo, depois que escapa da morte outras vezes, como quando leva um tiro em tocaia, precisando usar cadeira de rodas.

Com a saúde debilitada, o fazendeiro sofre um acidente ao voltar para a fazenda, agonizando até a morte e pedindo para João Pedro chamar por Maria Santa (Patrícia França) em “Renascer”. 

“Eu lhe chamar mainha? Mas eu que lhe tirei ela, painho”, estranha o rapaz, que sempre carregou a culpa pela morte da mãe. Percebendo o sofrimento do pai, João Pedro vai até o jequitibá e tira o facão.

“Eu tive lá no pé do jequitibá-rei. Eu ranquei o facão que tava enfiado nele. Como era de sua vontade, não era? Eu não quero ver o senhor sofrendo desse jeito, não. Esse seu filho enjeitado, ele lhe quer muito”. 

“Só ocê memo para me fazer essa caridade. Eu não tava conseguindo ir embora, causo que meu facão tava fincado lá”, agradece José Inocêncio. “Eu não queria que o senhor se fosse. Eu lhe amo, painho”, chora o herdeiro.

“A gente brigou tanto, meu filho”, confessa Inocêncio, que promete perdoá-lo com um abraço, morrendo logo em seguida e reencontrando Santinha: “Eu amo você, meu filho. Me perdoe por nunca ter lhe dito isso”.