Após se declarar para Filó, José Leôncio explicará por que nunca disse que a ama

Vivendo um relacionamento há anos, José Leôncio (Marcos Palmeira) nunca assumiu Filó (Dira Paes) oficialmente como sua esposa, a tratando muitas vezes sem nenhum afeto em “Pantanal”.

No entanto, cada dia mais a dona de casa sentirá falta de uma declaração de amor do fazendeiro, que acabará desabafando com a mãe de Tadeu (José Loreto) sobre o fato de nunca ter dito que a amava. Entenda!

José Leôncio revela trauma sentimental

Impressionados com a chegada da segunda família de Tenório (Murilo Benício), Filó e José Leôncio engatarão em uma conversa sobre relacionamentos, relembrando muitos momentos do passado.

Já há muitos anos na casa do fazendeiro, a dona de casa se recordará do momento em que Madeleine (Karine Teles) chegou no Pantanal e ela se sentiu deixada de lado.

Zé Leôncio (Marcos Palmeira) e Filó (Dira Paes) em cena de
Reprodução/Globoplay

“Ela ficava lá, deitada na rede, se ‘quexâno’ das suas ‘cumitiva’ que nunca acabava… E eu ficava c’o meu coração mais apertado que o dela”, confessará a personagem.

Com muita mágoa das lembranças, Filó ainda falará como tentava controlar e diminuir seus sentimentos, já que a socialite era a esposa do peão – mesmo que ela nunca demonstrasse felicidade com a chegada dele.

Marcado pela dor dos acontecimentos daquela época, Zé Leôncio evitará falar sobre o assunto, mas com a insistência da mulher, ele se declarará para ela.

“Eu tocava o meu berrante pensâno n’ocê. É. Eu sabia que era ocê quem ia me ôvi primêro. E sabia que ocê ia avisá ela: ‘olha o berrante tocâno, dona Madalena… É o teu marido quem tá chegâno!’. Eu sabia que ocê ia acarmá o coração dela…”.

“Que ia guardá o meu fio das nossa briga… Era o que eu pedia quâno apertava o berrante nos beiço e começava a tocá… Eu tinha certeza que ocê ia ouví primêro. E demorô pra eu entendê isso”, dirá o pecuarista.

José Leôncio (Marcos Palmeira) e Filó (Dira Paes).
Globo/ João Miguel Jr.

Apesar das palavras, Filó se queixará de que nunca ouviu que ele a amava, assim como ele vivia falando para Madeleine. “Sinto farta… Sabe? A única quêxa que eu podia tê d’ocê na vida era essa”, confessará.

Com os olhos marejados, José Leôncio ficará alguns segundos em silêncio e revelará que prometeu a si mesmo que nunca mais falaria que ama alguém. Sem entender o motivo, Filó pedirá uma explicação.

“Todo mundo que eu disse isso foi s’embora… Meu pai… Minha mãe… A Madeleine… Até mêmo o Joventino [Jesuita Barbosa]”, dirá com a voz carregada de sentimento.

Tocada com a revelação do amado, Filó prometerá nunca sair de seu lado, que se confortará com a promessa da personagem, ficando o restante da noite abraçado com ela.

“Pantanal”