Por que Rudá não se interessa por ninguém em “Travessia”? Autora abordará assexualidade

Desde o início da novela, Guida (Alessandra Negrini) parece não entender seu filho em “Travessia”, que está sempre isolado e não faz questão de conhecer interesses amorosos – algo supostamente comum para a idade do garoto.

Com a frequente pressão de Moretti (Rodrigo Lombardi) para o rapaz socializar e sair com meninas, Rudá (Guilherme Cabral) acabou se irritando e se fechando ainda mais. Mas por que ele não se interessa por ninguém? Gloria Perez irá explorar a assexualidade em “Travessia”. Entenda.

Gloria Perez aborda sobre assexualidade com Rudá

Mesmo que a mãe e Moretti já tenham tentado dar um empurrãozinho para Rudá conhecer garotas e tivessem até cogitado a hipótese de o jovem ser gay, nenhuma das opções definiu o personagem.

Afirmando não se interessar por meninas e por meninos, a postura do rapaz pode confundir muita gente, mas se caracteriza como uma orientação sexual: a assexualidade (a letra A da sigla LGBTQIA+).

Gloria Perez abordará o tema com Rudá, um adolescente que muitos acreditam que já deveria estar “explorando a puberdade”. No entanto, por ser assexual, Rudá não tem nenhum tipo de interesse sexual, nem com ele mesmo, nem com outras pessoas, seja qual for o sexo.

Rudá (Guilherme Cabral)
Globo/ João Miguel Jr.

Por definição, a assexualidade é a ausência total de atração sexual a qualquer pessoa, independente do sexo biológico ou gênero. Enquanto algumas pessoas podem gostar muito de sexo e, outras, nem tanto, os assexuais não têm nenhum interesse em atividades sexuais.

Dentro da assexualidade, há também subidentidades em uma conhecida “área cinza”, que engloba outras orientações dentro desse mesmo aspecto, como a demissexualidade – caso de pessoas que só sentem desejo sexual por quem têm um envolvimento emocional – ou então a sapiossexualidade, para indivíduos que sentem atração física por quem consideram inteligentes.

Mesmo assim, pessoas assexuais ainda podem ter um relacionamento amoroso, já que elas enxergam este sentimento como algo que está distante da atração física e não envolve relações íntimas (que ainda assim podem existir, mesmo que não haja atração sexual).

“Travessia”