No começo da novela “Mulheres Apaixonadas”, Helena (Christiane Torloni) está casada com Téo (Tony Ramos), mas a união começa a entrar em crise logo na primeira metade da trama, quando a protagonista descobre que o marido mentia para ela sobre sua relação com uma mulher chamada Fernanda (Vanessa Gerbelli).

Esta, porém, não foi a única causa da crise. Outro fator que pesou na separação foi o reencontro de Helena com César (José Mayer), com quem a professora havia vivido um grande romance no passado – e que não acabou bem. Relembre por que o casal havia se separado e por que César guarda tanta mágoa de Helena.
“Mulheres Apaixonadas”: por que César rejeita Helena?
Em “Mulheres Apaixonadas”, o público não demora a descobrir que Helena e César tiveram uma grande história de amor no passado, e que ela não acabou nada bem. Os dois se envolveram quando a diretora do colégio ainda era adolescente e o médico estava na faculdade.

O casal chegou a morar junto e fazer inúmeros planos para o futuro, mas, anos depois, os dois não se falam e paira no ar o mistério do porquê. A resposta, no caso, é: quando os dois estavam envolvidos, Helena ficou dividida entre ele e Téo – e, após manter os dois relacionamentos paralelamente, a protagonista optou por ficar com o personagem vivido por Tony Ramos.
Ao descobrir a traição e se sentir rejeitado, César então criou mágoa da ex, tornando-se um homem amargo e duro. Isso, inclusive, afeta os demais relacionamentos do médico, já que ele trai a todas com quem se envolve, incluindo a mulher com quem se casou e teve dois filhos.
Ao longo da trama, Helena e César se encontram diversas vezes, sempre discutindo os erros do passado. Em um desses encontros, porém, os protagonistas finalmente se beijam após um caloroso embate. Aos poucos, os encontros deles vão selando a reconciliação, mas os pobinhos têm um obstáculo: nesta fase da novela, o cirurgião está namorando Luciana (Camila Pitanga), filha do ex-marido de Helena.

Tempos depois, Luciana percebe que César nunca a amou de verdade e decide colocar um ponto final na relação. Nesse momento, o médico admite para ele mesmo que continua preso ao seu amor do passado. Solteiros e desimpedidos, Helena e César começam a se acertar e a união dos amantes é oficializada com um casamento no último capítulo da novela.