Sem planos de ajudar Zuleica (Aline Borges) ou Marcelo (Lucas Leto) com as tarefas do dia a dia de “Pantanal”, Renato (Gabriel Santana) se aproximará cada vez mais de Tenório (Murilo Benício).
Assim como o grileiro, o jovem não terá apreço nenhum pela natureza, chegando a atirar em uma onça ao se sentir ameaçado. Por estar nas terras de José Leôncio (Marcos Palmeira) ao cometer o crime ambiental, será o fazendeiro quem poderá pagar pelo crime. Entenda!
José Leôncio poderá ser preso por atitude de Renato
Mostrando cada vez mais ser muito parecido com Tenório, o filho do meio do grileiro terá ainda mais atitudes repugnantes. Sem se importar com ninguém, o jovem sairá pelas terras pantaneiras e cometerá um crime ambiental.
Com uma espingarda em mãos, ao se deparar com a onça que carrega o espírito de Maria Marruá, o rapaz sentirá medo e num ato impulsivo atirará no animal.
Também buscando vingança do grileiro, a onça terá tentado tirar a vida de Tenório. Depois de agonizar com o tiro, ela acabará morrendo – e ganhando uma linda despedida do Velho do Rio (Osmar Prado).
Apesar de arrependido, Renato receberá apoio de seu pai pelo “ato de bravura”. No entanto, com a informação de que uma onça foi assassinada nas terras que pertencem a José Leôncio (Marcos Palmeira), o fazendeiro se preocupará.
Sem um culpado para ser denunciado, o dono da terra onde o crime aconteceu pode acabar sendo responsabilizado na justiça. Ao ser avisado por Ary (Claudio Galvan), imediatamente Zé Leôncio contratará um advogado, ainda sem saber que Renato foi o culpado.