Nos próximos capítulos de “Pantanal”, tudo muda para Irma (Camila Morgado). Depois de voltar do Rio de Janeiro, a protagonista acaba sendo dispensada por Trindade (Gabriel Sater), que decide deixar a fazenda com medo das ameaças do cramulhão e de que isso atrapalhe o desenvolvimento de seu filho, fazendo com que volte a pensar em outro peão.
Largada por Trindade, Irma pensa em Zé Lucas em “Pantanal”
Assim que volta para o Pantanal, Irma estranha a frieza na recepção de Trindade. Não demora até o peão procurá-la a sós e pedir para que o esqueça e crie o bebê sozinha — sem nenhum tipo de envolvimento com ele.
Ao mesmo tempo, a viola de Trindade começa a tocar sozinha com a força do cramulhão e espanta a todos no local, mas o peão garante para Tibério (Guito) que será melhor para o filho se ele deixar a fazenda.
Antes de partir, Trindade volta a dizer para Irma que é necessário ficar longe dela e do filho. Sozinha mais uma vez, Irma tem um sonho com Zé Lucas (Irandhir Santos) e volta a pensar no envolvimento que tinha com o peão.
Nessa altura da trama, Zé Lucas vai estar morando com a família de Érica (Marcela Fetter), que perde o bebê que está esperando, mas decide manter o segredo do filho do rei do gado, com medo do que pode acontecer.