“Mar do Sertão” terá trama ambientada no sertão brasileiro: detalhes da nova novela das 18h

“Mar do Sertão” chega às telas da Globo em agosto de 2022 para substituir “Além da Ilusão”. E a produção da novela já está à mil: seguindo o sucesso de “Pantanal”, a próxima trama das 18h seguirá expandindo geograficamente a ambientação dos folhetins da emissora e será centrada no sertão brasileiro. Detalhes sobre a atração já foram divulgados, confira abaixo!

Qual é a história de “Mar do Sertão”?

Candoca (Isadora Cruz) em
Globo/Ronald Santos Cruz

“Mar do Sertão”, obra criada e escrita por Mario Teixeira com direção artística de Allan Fiterman, acompanha o desenrolar do triângulo amoroso vivido por Candoca (Isadora Cruz), seu grande amor Zé Paulino (Sergio Guizé), e Tertulinho (Renato Góes).

Também está em foco o poder dos coronéis da região, principalmente se nas mãos deles estiver o bem mais precioso da região: a água. A história ainda conta com personagens como o padre que promove a bondade e a fé na pacata cidade Canta Pedra, além do prefeito e do delegado que pouco ligam para o povo.

A trama tem como pano de fundo um sertão colorido e solar — sem esquecer de suas mazelas, mostradas na incansável luta da sua protagonista por justiça e igualdade —, que nos leva ao encontro da beleza natural exuberante do nordeste brasileiro.

No início de “Mar do Sertão”, Candoca e Zé Paulino estão noivos. A ansiedade é grande, já que em breve vão, finalmente, realizar o sonho de casar. O problema é que o coronel Tertúlio (José de Abreu) — dono da Fazenda Palmeiral — dá ordem para que Zé Paulino leve um cavalo até uma outra cidade justamente na data em que a cerimônia está marcada.

Tertulinho (Renato Góes) em
Globo/Ronald Santos Cruz

Neste meio tempo, Tertulinho (Renato Góes) retorna a Canta Pedra depois de uma longa temporada na capital. Ao reencontrar Candoca, o encantamento dele é imediato. E, mesmo quando fica sabendo que a jovem é noiva de Zé Paulino, ainda tenta dar suas investidas.

É aí que o destino vai agir. O coronel Tertúlio avisa que o filho deve acompanhar Zé Paulino, mas uma forte chuva durante a viagem provoca um acidente: Tertulinho consegue se salvar, enquanto Zé Paulino é dado como morto.

Quando 10 anos se passam e Zé Paulino retorna mais vivo do que nunca a Canta Pedra, a vida de todos os moradores da pacata cidade será afetada, principalmente a de Candoca. Os dois ficarão entre o dilema de viver o que sentem ou deixar que a mágoa fale mais alto. Zé Paulino ainda estará tomado pela vontade de fazer justiça e mudar a configuração de poder da região.

Quem também terá o destino transformado pela volta de Zé Paulino é Timbó (Enrique Diaz). Sobrevivente da seca e da vida agreste que o povo da região está condenado há gerações, ele enfrenta todas as dificuldades levando a vida com bom humor, criatividade e um pouco de malandragem. Até que o retorno do amigo que ele acreditava estar morto — e uma dose de sorte — muda esse cenário.

A estreia de “Mar do Sertão” está marcada para a segunda quinzena de agosto na TV Globo.

Novelas da TV Globo