Um dos destaques da trama de “Terra e Paixão”, Luigi (Rainer Cadete) conquistou o coração de Petra (Débora Ozório) em um aplicativo de relacionamento, convencendo ela de que ele é um bilionário italiano.
Apesar da parte da nacionalidade ser verdadeira, o rapaz, na verdade, é um grande golpista, inspirado em duas histórias famosas e reais, que já foram contadas pela Netflix.
Trama de Luigi de “Terra e Paixão” já aconteceu na vida real
Aproveitando-se da vulnerabilidade de Petra, Luigi viajou da Itália para o Brasil apenas para viver um romance com a jovem, afirmando ser um biolionário de uma tradicional família italiana.
Logo que chegou em Nova Primavera, em seu jatinho fretado, o personagem conseguiu convencer até mesmo Irene (Glória Pires) de que tinha muitas posses.
https://twitter.com/cncowitcher/status/1657548207742754826
Por não poder ficar hospedado na mansão de Antônio (Tony Ramos), Petra fez questão de pagar pelas diárias dele na pousada, mas como um cavalheiro, ele recusou e ofereceu seus próprios cartões para custear sua passagem pelo Brasil.
No entanto, mesmo tendo diferentes meios de pagamento, nenhum deles foi aprovado, o que fez com que Luigi usasse a justificativa de suas contas foram bloqueadas por conta da viagem internacional.
https://twitter.com/schneider3101/status/1657779179310522368
Tais atitudes não são algo meramente criadas pela ficção. Toda a história de Luigi é inspirada em dois casos reais: Simon Leviev, conhecido como “O Golpista do Tinder” e Ana Delvey, que convenceu a eliete norte-americana de que era milionária.
Ambas as histórias foram retratadas em produções da Netflix, que contam como duas pessoas comum conseguiram convencer um alto número de pessoas de que eram ricos e, mais do que isso, ainda aplicar golpes para manter seus padrões de vida.
https://twitter.com/RhangelRibeiro/status/1657554744989081601
Enquanto no caso de Simon ele agia através de um aplicativo de relacionamento, se apresentando como um homem de muitos bens, se relacionando com mulheres à distância e, em determinado momento, pedindo dinheiro a elas para alguma emergência, Ana Delvey fez muito do que é mostrado por Luigi.
Ao invés de aplicar golpes muito diretos, a russa fazia questão de pagar viagens e hospedagens sempre com cartões que nunca eram aprovados, justificando o bloqueio em sua conta.

Além disso, ela ainda forjava contatos familiares para credibilizar sua história e fazer com que as pessoas confiassem em sua origem, assim como Luigi fez ao inventar um primo para Daniel (Johnny Massaro).
Desta forma, por mais absurda que algumas atitudes do personagem pareçam ser, elas já foram reproduzidas na vida real e fizeram com que inúmeras pessoas fossem vítima de golpes milionários.
