Juliana Paes sobre missão de viver Jacutinga: “Público vai ficar feliz com o que ela tem a dizer”

Muito elogiada por sua versão de Maria Marruá em “Pantanal” (2022), Juliana Paes está prestes a dar vida a mais uma personagem icônica de Benedito Ruy Barbosa.

Agora seguindo o roteiro de Bruno Luperi no remake de “Renascer”, ela interpretará Jacutinga, anteriormente vivida por Fernanda Montenegro – e, em conversa com a imprensa, ela deu “spoilers” de como será a personagem em sua versão atualizada.

Juliana Paes fala sobre missão de criar “nova Jacutinga”

Em vias de estrear uma versão atualizada de Jacutinga em “Renascer”, personagem eternizada por Fernanda Montenegro em 1993, Juliana Paes falou sobre a missão recebida do autor Bruno Luperi, responsável por revisitar a obra do avô, Benedito Ruy Barbosa.

À imprensa, ela afirmou ter uma relação especial com “Renascer” por, na adolescência, ter vivido reflexões profundas graças à novela, e explicou que não havia possibilidade de copiar ou refazer a personagem original.

Fernanda Montenegro no papel de Jacutinga na versão original de
Reprodução/Globoplay

“A Jacutinga que foi vivida por Fernanda é um acontecimento. O que já foi feito com perfeição não pode ser copiado, refeito, precisa ser reinventado. Acho que o público pode esperar outra mulher, de outro tempo, uma outra história com outro olhar para a vida. A Jacutinga que me foi encomendada pertence aos dias de hoje”, disse ela.

Segundo Paes, é possível esperar uma Jacutinga mais feminista. “Ela defende lutas de mulheres dos nossos tempos, como a mulher saber o poder da consciência sobre seu corpo, seus direitos. Ela tem um pacto com a vida, é aquele tipo de pessoa que já viveu tanto, passou por tanto, que quer ensinar outras com aquilo. Quer que as pessoas sejam felizes apesar do que viveram”, disse ela.

A personagem, que atua como cafetina na trama e cria uma relação próxima com as moças do bordel, conquistou Paes em sua versão atualizada – e ela explicou o porquê.

“O que me deu vontade foram as falas de Jacutinga. Elas têm muito poder sobre aquelas meninas, vão selar o destino de Maria Santa. Falei: ‘Quero ter a chance de falar isso’. O público vai ficar muito feliz – principalmente as mulheres – com tudo o que Jacutinga tem a dizer”, afirmou a atriz.

https://www.instagram.com/p/C0Z9dihPks7/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Elogiando a forma como Luperi atualizou a personagem, ela aproveitou ainda para dar um “spoiler” sobre um exemplo da “nova Jacutinga”.

“A gente vive novos momentos, um novo tempo, e isso está refletido no texto – assuntos que, hoje, são falados de outra maneira. Vou dar um exemplo: hoje, a gente sabe que a posição ginecológica em que se fica não é a melhor para uma mulher dar à luz. Existiu a preocupação de atualizar isso, e Maria Santa vai dar à luz de um jeito que não é o habitual”, entregou.

Por fim, Paes descreveu a missão de “criar uma nova Jacutinga” como um presente, mas que veio cheio de expectativas e ansiedade. “Recebi essa responsabilidade com leveza, mas a gente fica nervoso, sim. A gente fica sem dormir, chega no Projac sem saber se o que está fazendo é certo ou não. Mas é com muito amor, muita alegria”, concluiu.

https://www.instagram.com/p/CyrXEfPPyXF/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Mais sobre “Renascer”