Um dos melhores atores de sua geração, Juan Paiva coleciona personagens dramáticos na TV
Aos 26 anos, Juan Paiva já se tornou um dos principais nomes da teledramaturgia brasileira. O ator, cria do Vidigal e do grupo teatral Nós do Morro, estreou na TV em “Totalmente Demais” (2015) como Wesley e, desde então, emendou personagens de destaque.
Atualmente no ar como João Pedro em “Renascer”, outro elemento une os personagens de Juan Paiva além do talento do ator: o sofrimento.
Nos últimos anos, o artista não teve um respiro e emendou sequências dramáticas com papeis de sofredores.
Relembre os papeis que Juan Paiva fez abaixo – e fica aqui o apelo para que, no próximo trabalho, o ator tenha um pouco de alívio!
Personagens de Juan Paiva
Wesley Castro em “Totalmente Demais” (2015)
A estreia de Juan Paiva na TV foi em “Totalmente Demais”, novela de Rosane Svartman e Paulo Halm no horário das 19h. Ao longo da novela, o personagem, que sonhava ser jogador de futebol, é atropelado ao salvar Montanha (Tony Garrido) de um criminoso.
Como resultado, ele fica paraplégico e dá adeus ao sonho de ser jogador de futebol, passando por uma longa fase de revolta. Porém, logo Wesley descobre seu talento para ser paratleta de velocidade, se tornando um campeão na modalidade, com um final feliz.
Anderson em “Malhação: Viva a Diferença” (2017) e “As Five” (2020)
Dois anos depois de “Totalmente Demais”, Juan Paiva voltou à TV em “Malhação”, na temporada das “Five”, que ganhou o Emmy Kids Internacional. Na história, ele interpretou o jovem batalhador Anderson, que enfrenta o preconceito da família de Tina (Ana Hiraki).
Após ser humilhado por ela mais uma vez, Anderson sofreu um grave acidente de moto e perdeu os movimentos das pernas temporariamente. Contudo, com o tempo, ele consegue voltar a andar e ainda prova a sua bondade ao doar plaquetas para Mitsuko (Lina Agifu), salvando a mãe de Tina, diagnosticada com câncer.
Juan Paiva voltou a viver Anderson na série “As Five”, continuação da novela teen, e sem sofrimento dessa vez. Apesar de viver uma crise no relacionamento com Tina, ele realizou o sonho de trabalhar com música e se tornou um produtor de sucesso.
Ravi em “Um Lugar ao Sol” (2021)
Em 2021, Juan Paiva foi “promovido” para o horário nobre das novelas da Globo ao interpretar Ravi em “Um Lugar ao Sol”, da autora Lícia Manzo. Este personagem, no entanto, sofreu do início ao fim. Melhor amigo de Christian (Cauã Reymond), é o confidente do protagonista que assumiu o lugar do irmão gêmeo rico.
Ravi ainda se apaixonou por Lara (Andréia Horta), mas viu o melhor amigo “roubar” o seu amor. Ao longo da novela, ele se revoltou com os crimes de Christian e ainda sofreu um grave acidente com ele, ficando em coma por anos.
Apesar disso, Ravi conseguiu se recuperar do acidente, acordou depois de anos e teve um final feliz com Lara.
Inácio em “Sob Pressão” (2024)
Em “Sob Pressão”, série premiada da Globo, Juan Paiva fez apenas uma participação na quinta e última temporada, mas, mantendo a tradição, sofreu com muitas cenas dramáticas. Ele interpretou Inácio, um jovem que chegou ao hospital acompanhado do professor de futebol da sua comunidade, alvejado pelo traficante da região.
Em um desabafo com Vera (Drica Moraes), Inácio contou que foi ele o responsável por tirá-lo das ruas, e planeja uma vingança.
Balthazar em “Justiça 2” (2024)
Em mais uma série da Globo, Juan Paiva interpretou o jovem honesto Balthazar, preso acusado por um crime que não cometeu. Após passar sete anos na cadeia, ele quer apenas reconstruir a sua vida, mas conhece um advogado disposto a fazer justiça para se vingar de Nestor (Marco Ricca), responsável pela prisão dele e por outros inúmeros crimes.
Ao longo da série, Balthazar passa por várias provações, acidentes e muito sofrimento.
João Pedro em “Renascer” (2024)
E chegamos ao ápice de Juan Paiva como ator: João Pedro em “Renascer”. Filho renegado de José Inocêncio (Marcos Palmeira), ele sofre desde a infância com o desprezo do pai, que o culpa pela morte da esposa, Maria Santa (Duda Santos).
Para completar, ele ainda se apaixonou por Mariana (Theresa Fonseca), que o trocou pelo pai, provocando uma grande desilusão amorosa. E quando tudo parecia melhorar na vida dele, ao se apaixonar e se casar com Sandra (Giullia Buscacio), o casal sofreu com a perda da bebê que esperavam.
A morte de Maria Santinha, nome que dariam à filha, foi um grande baque para os dois e proporcionou uma cena de carga dramática incrível de Juan Paiva, provando mais uma vez por que ele é o maior nome da Globo atualmente.