José Lucas de Nada não estava previsto na 1ª versão de “Pantanal”: foi criado após pedidos

A primeira versão de “Pantanal” foi ao ar em 1990 na TV Manchete. Na época, Paulo Gorgulho se transformou em um dos maiores galãs do folhetim ao interpretar o jovem José Leôncio na primeira fase da trama Benedito Ruy Barbosa.

E o sucesso do ator foi tão grande, que seu segundo personagem na trama, José Lucas de Nada, o filho bastardo de Zé Leôncio, foi criado pelo autor após pedidos do público — que insistiu para que o artista retornasse às telinhas. Saiba mais abaixo!

José Lucas não estava previsto na trama de “Pantanal”

José Lucas (Irhandir Santos) mexerá com a trama de
Globo/ João Miguel Júnior

Pode acreditar: apesar da trama de José Lucas ter dado muito certo, o personagem não estava previsto no roteiro original de Benedito Ruy Barbosa.

Em entrevista ao GShow, Paulo Gorgulho, 63 anos, revelou que quando acabou de gravar a primeira fase da novela — como o jovem Zé Leôncio — já estava certo de que seu trabalho havia terminado. A surpresa veio alguns dias depois, quando o ator já estava em São Paulo e recebeu uma ligação da direção dizendo que precisava voltar ao Pantanal — isso porque o público estava irado com sua saída e um novo personagem foi criado para ele.

“Houve uma conversa bem grande. Opiniões foram ouvidas tipo Claudio Marzo, Nathalia Timberg, que já eram grandes nomes. Chegou-se ao consenso e o Benedito escreveu o José Lucas de Nada. E eu voltei como filho de mim mesmo. Isso foi muito legal”, contou Gorgulho.

No remake da Globo, Bruno Luperi, neto de Ruy Barbosa, seguiu a mesma fórmula de sucesso e recontou a história de Zé Lucas — vivido por Irandhir Santos na segunda fase da produção.

Na primeira aparição personagem na Globo, Paulo Gorgulho fez questão de elogiar o trabalho de Irandhir e deixou claro que sente orgulho de ter o seu legado tão bem representado.

“Hoje completei 63 anos e me emocionei vendo o Zé Lucas de Nada em ‘Pantanal’… Os diálogos… Voltei no tempo! Obrigada por ser tão maravilhoso, Irandhir”, escreveu Gorgulho em um Stories do Instagram, na ocasião. “Cada momento que viverei do Zé Lucas de Nada será em sua homenagem”, respondeu Irandhir.

Mais sobre “Pantanal”