A chegada de José Augusto (Renan Monteiro) na fazenda vai mexer com os sentimentos de Zinha (Samantha Jones), que responsabiliza o herdeiro de José Inocêncio (Marcos Caruso) pela morte de seu pai, Jupará (Evaldo Macarrão), sentindo muito remorso ao reencontrá-lo em “Renascer”. Entenda o que aconteceu!
João Augusto matou Jupará em “Renascer”?
Depois que reencontra a família, Augusto confessa ao irmão mais novo, João Pedro (Juan Paiva), que a vida de médico não anda tão bem como gostaria, revelando certa frustração com a profissão.

O rapaz chega a tocar no nome de Jupará, que morreu depois de ser encaminhado para avaliação de Augusto, em momento que não quis operá-lo, resultando na despedida do pai de Zinha.
A causa da morte de Jupará foi explicada por Deocleciano (Jackson Antunes). “Ele morreu de nó nas tripas”, contou o protagonista, que chegou a defender José Augusto, argumentando que não tinha como operá-lo.

Zinha não se convenceu e atribuiu a decisão à falta de profissionalismo de José Augusto, que culpa até hoje pela morte de seu pai, voltando a pensar nisso ao reencontrá-lo. O médico, por sua vez, começa a questionar a vocação.
O “nó nas tripas” descrito por Deocleciano corresponde a uma torção do intestino conhecida como volvo intestinal que pode causar não só infecções, mas até levar à gangrena do órgão, caso não sejam adotados certos cuidados.