Depois que Madeleine (Bruna Linzmeyer) foge com o filho em “Pantanal”, Irma (Malu Rodrigues) decide ir pessoalmente ao encontro de Zé Leôncio (Renato Goés), revelando que o sobrinho acredita que o pai está morto. Durante a visita, a herdeira da família Novaes descobre um segredo do passado de Filó (Leticia Salles) e ameaça a rival na novela.
Irma ameaça Filó durante visita ao Pantanal: entenda
Irma vai contrariar a própria família para reencontrar Zé Leôncio. Nessa altura, o fazendeiro vai estar sofrendo com a partida do filho e a garota resolve interceder, ignorando a vontade da própria irmã, que fica furiosa ao descobrir.
Assim que chega na fazenda, Irma conclui que Tadeu é filho de Zé Leôncio e ameaça Filó, já que quase ninguém faz ideia sobre o caso que os dois tiveram no passado. A mocinha fica bem incomodada e chega a brigar com o patrão por isso.
Frente a frente com o cunhado, Irma revela que Madeleine convenceu o filho de que o pai está morto, mas aproveita a oportunidade para seduzi-lo, disposta a passar uma noite com ele. Enquanto isso, o clima na família é de tensão.
Quando chega em casa, Irma é cobrada por Mariana (Selma Egrei) e Madeleine, exigindo explicações sobre a visita. O assunto só fica esquecido depois que Anterno (Leopoldo Pacheco) sofre um mau súbito e morre na frente do neto.
Antes disso, Antero afirma que a família esconde um segredo de Jove, o que o deixa desconfiado. Após um salto de 20 anos no tempo, o garoto confirma que seu pai está vivo ao achar cartas trocadas entre ele e Irma no quarto da tia.
Diante da falência da família, que fica cada vez mais crítica, Mariana incentiva Jove, que passa a ser interpretado por Jesuíta Barbosa em sua fase madura, a ir atrás do pai, exigindo a herança que é sua por direito.