Na trama de “Pantanal”, a chegada de Zé Lucas de Nada (Irandhir Santos) à fazenda de Zé Leôncio (Marcos Palmeira) causa surpresa no fazendeiro. Isso porque o caminhoneiro é a cara do seu pai, o velho Joventino (interpretado por Irandhir Santos na primeira fase da novela).
O retorno do ator à segunda fase da trama, no entanto, está dando o que falar entre os espectadores — em especial por conta da caracterização do personagem. Parte do público aponta que Irandhir não tem idade para ser filho de Palmeira no folhetim. Você concorda?
Qual a idade de Marcos Palmeira e de Irandhir Santos?
Na vida real, Marcos Palmeira tem 58 anos, enquanto Irandhir Santos tem 43. Ou seja, os dois têm 15 anos de diferença.
Na trama de “Pantanal”, seus personagens têm exatamente a mesma discrepância de idade: José Lucas é fruto de rápido caso que Zé Leôncio teve com Generosa (Giovana Cordeiro) em sua juventude — a prostituta foi responsável por tirar a virgindade do peão quando ele tinha apenas 14 anos. Consequentemente, o rapaz nasceu quando o pai tinha 15 anos.
Dessa forma, apesar de serem bastante parecidos fisicamente, Marcos Palmeira e Irandhir Santos têm a mesma diferença de idade que seus personagens em “Pantanal”.
Na novela das nove, Zé Lucas foi educado pela mãe e avó de criação, Jacutinga (Gláucia Rodrigues). Ele é caminhoneiro e vai à fazenda de Zé Lêoncio após ter sua carga roubada e receber uma pista sobre o paradeiro dos ladrões.
Assim que o rapaz chega ao local, Zé Leôncio fica em choque por conta da semelhança com o velho Joventino. O empresário, que sempre aguardou pelo retorno do pai, nunca imaginou que a figura paterna pudesse “reencarnar” em uma pessoa da qual ele jamais soube da existência.
A partir de então, José Lucas entra na disputa com Jove (Jesuíta Barbosa) e Tadeu (José Loreto) pelo posto de sucessor do pai nos negócios da família. E a “briga” entre irmãos não se limita à herança: Lucas também se interessa por Juma (Alanis Guillen), que tem um relacionamento com o seu irmão caçula.