Betty Faria viveu Tieta no sucesso de 1989 e o papel se tornou o mais marcante de toda a sua carreira
Betty Faria não hesita em afirmar que “Tieta” foi um dos papéis mais marcantes de sua carreira nas novelas. Como protagonista do sucesso, exibido originalmente entre 1989 e 1990, a atriz, na época com 48 anos, passou por intensa preparação, nos bastidores, chegando a mudar completamente seus hábitos.
Idade de Betty Faria em “Tieta”: papel foi o mais marcante
Considerada um ícone da teledramaturgia nacional por protagonizar obras de grande sucesso, Betty Faria começou na Globo em “A Última Valsa” (1969), mas estourou um ano depois, em “Pigmalião 70” (1970), que rendeu o Troféu Helena Silveira, passando por vários títulos que conquistaram a audiência.
Quando soube que “Tieta” voltaria como reprise nas telinhas da Globo, Betty comentou sua emoção, em entrevista ao “Encontro com Patrícia Poeta”. “Estou muito contente. Foi um trabalho tão bonito, que agradou tanto o povo. Eu tenho muitas recordações”, entregou.

De acordo com Betty, que tinha 48 anos quando gravou “Tieta”, a protagonista tem muita importância em sua vida, impulsionando mudanças de hábitos. “Ela significou uma renovação para mim porque ela chegou em uma idade muito, muito importante. Eu estava com 40 e poucos anos, na pré-menopausa”.
“Ela significou pra mim, pessoalmente, uma tomada de consciência, de idade, de físico, de alimentação, porque eu quis me preparar pra viver Tieta. Então eu parei com aula de dança para fazer musculação, eu tratei melhor da alimentação, e preparei minha cabeça pra virar a idade. Foi uma prepração psicológica muito importante para mim”.

Na novela “Tieta”, a protagonista retorna, rica e poderosa para sua cidade natal, Santana do Agreste, buscando vingança contra aqueles que a humilharam no passado. Depois de promover várias reviravoltas e se envolver em romances, Tieta termina a novela sozinha e deixa novamente o local para buscar novas aventuras.
Após o fim das gravações, Betty Faria seguiu atuando, com passagens por “Pé na Jaca” (2006), “Avenida Brasil” (2012), “A Força do Querer” (2017), “Malhação: Vidas Brasileiras” (2018) e “A Dona do Pedaço” (2019). Atualmente, a atriz está no ar em “Volta por Cima”, no papel de Belisa.
