Qual a relação de José Inocêncio e o jequitibá em “Renascer”? Entenda a trama

Originalmente escrita por Benedito Ruy Barbosa e adaptada por seu neto, Bruno Luperi, “Renascer” conta a história de vida de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira), que chega em Ilhéus, na Bahia, sozinho em busca de um jequitibá-rei, árvore gigantesca que sela o destino do fazendeiro.

Entenda a relação entre José Inocêncio e o jequitibá em “ Renascer”.

História de “Renascer”: qual a relação de José Inocêncio e o jequitibá

Sozinho e muito sonhador, José Inocêncio chega em Ilhéus, na Bahia, com apenas um objetivo: se tornar bem-sucedido na produção de cacau. Tudo começa com ele se embrenhando na mata em busca de um frondoso jequitibá-rei, espécie gigante de árvore que aparece em diversas lendas.

Humberto Carrão se apaixonou com a história de
Globo/Fábio Rocha

Ao encontrá-lo, José Inocêncio finca seu facão aos pés da árvore e entoa uma mensagem profética. Buscando sucesso em sua empreitada, ele afirma que, enquanto o objeto estiver ali, nem ele e nem o jequitibá podem morrer – tanto de “morte morrida” quanto de “morte matada”, segundo ele. A ideia é trazer à própria vida a grandeza, a imponência e a longevidade da árvore – algo que se concretiza.

Parte da consequência do pacto com o jequitibá-rei (encarado também como um pacto com o diabo ou cramulhão, como é citado na trama) é que, em seguida, José Inocêncio realmente prospera, se tornando um nome respeitado e quase lendário na região devido à habilidade com o cultivo do cacau.

Remake de
TV Globo/Fábio Rocha

A vida do fazendeiro, porém, também é marcada por várias adversidades, como a morte da esposa, Maria Santa (Duda Santos) no parto do quarto filho, João Pedro (Juan Paiva) e a rivalidade que se forma entre os dois no falecimento da moça e se intensifica conforme os dois se apaixonam pela mesma mulher, Mariana (Theresa Fonseca), no futuro.

Mais sobre “Renascer”