Qual a história da novela “Volta por Cima”? Morte e reviravoltas marcam a primeira semana

“Volta por Cima” estreia na programação da Globo com a promessa de fortes emoções e história cheia de mistérios

“Volta por Cima” estreou nas telinhas da Globo nessa segunda-feira (30) e atraiu atenção dos noveleiros ao substituir “Família é Tudo” com uma trama bem diferente da antecessora. Protagonizada por Jéssica Ellen, no papel de Madá, a novela conta a história da jovem sonhadora que adiou seus sonhos para ajudar a família.

“Volta por Cima”: qual é a história da nova novela da Globo?

Escrita por Claudia Souto, autora de “Cara e Coragem” e “Pega Pega”, “Volta por Cima” gira em torno de Madalena, mais conhecida como Madá, uma jovem mulher determinada e batalhadora.

No entanto, Madá precisou abrir mão dos próprios sonhos para ajudar no sustento da família. Apesar de enfrentar dificuldades, a protagonista vislumbra no empreendedorismo um futuro mais próspero.

Uma fatalidade em sua família, entretanto, faz com que Madá conheça Jão (Fabrício Boliveira), que começou como trocador de ônibus. Eventualmente, o jovem conseguiu se formar em Administração, por mérito do seu trabalho, e sonha em crescer.

Madalena (Jéssica Ellen) e Jão (Fabrício Boliveira) em ‘‘Volta Por Cima’’ (Globo/ Fábio Rocha)

Nesse meio tempo, Lindomar (MV Bill), em seu último dia como motorista de ônibus antes da aposentadoria, compra um bilhete premiado na loteria. Contudo, ao dirigir, o pai de Madá sente um mal-estar súbito e morre ao volante, sem descobrir que se tornou milionário.

O veículo ameaça despencar de um viaduto, mas Jayme (Juliano Cazarré), o colega de anos de Lindomar, que faz questão de acompanhar a viagem de despedida do amigo, lidera uma manobra que salva os passageiros a bordo. Madá, que também vai estar no ônibus, fica visivelmente desesperada.

“Estou trazendo uma história que é muito possível de acontecer com qualquer um, nas relações familiares ou no contexto do trabalho das pessoas. A minha inspiração para essa novela veio no contexto da pandemia, com a observação do que a gente estava vivendo, tanto das pessoas próximas quanto dos noticiários. Comecei a prestar muita atenção na discussão ética nas famílias com relação a dinheiro ou a bens. Então, quis muito falar disso”, afirmou Claudia Souto.

Osmar (Milhem Cortaz) em “Volta por Cima” (Crédito: Globo/Beatriz Damy)

Enquanto a família vive o luto pela tragédia, a história passa por reviravoltas quando Osmar (Milhem Cortaz), o tio folgado de Madá, descobre sobre o bilhete premiado e faz de tudo para conseguir o dinheiro, a fim de se safar de uma dívida de vida ou morte.

“A história fala sobre os resultados das nossas escolhas. Teremos a Madá e o Jão como representantes do povo que luta e batalha com o otimismo e com ética para chegar a suas conquistas. E também aqueles que escolhem outros caminhos”, resumiu o diretor artístico, André Câmara.

Madá, nesse meio tempo, passa a chefiar a casa com coragem e resiliência, já que a mãe, Doralice (Tereza
Seiblitz), tem uma grave doença no coração e a irmã, Tati (Bia Santana), ainda é adolescente. A jovem, por outro lado, vive um noivado conturbado com Chico (Amaury Lorenzo), que é amante de Roxelle (Isadora Cruz).

“Volta por Cima”