Gloria Perez revela caso de linchamento da vida real que inspirou “Travessia”: “Me impressionou”

Aposta da Globo para conquistar a audiência no horário nobre como substituta de “Pantanal”, “Travessia” contou com um caso da vida real como inspiração: o de Fabiane de Jesus, que serviu como base para a história de Brisa (Lucy Alves), por ter deixado Gloria Perez especialmente impactada. A autora pretende usar a novela para mostrar o poder nocivo das fake news e o impacto que isso pode ter para a vida dos envolvidos. Entenda!

Qual foi o caso da vida real que inspirou “Travessia” na Globo

Protagonista de “Travessia”, Brisa já foi vista fugindo de uma multidão, nas primeiras imagens divulgadas da novela. Tudo acontece por causa de uma fake news que começa a circular depois que fazem uma montagem com sua foto e a colocam como sequestradora de crianças.

Apesar de ter sido adaptado para a ficção, um caso semelhante já foi responsável por impactar muitos brasileiros, inclusive Gloria Perez, que usou a história de Fabiane de Jesus, espancada até a morte por vários moradores do bairro de Morrinhos IV, em maio de 2014.

Fabiane de Jesus foi linchada após divulgação de uma fake news
Reprodução/Globo

Assim como na novela, Fabiane foi alvo de uma fake news. Na época, circulava entre os moradores da periferia do município de Guarujá (SP) o boato de que havia uma mulher raptando crianças no bairro, com a intenção de realizar rituais de magia negra, além de torturá-las.

O caso ganhou tanta repercussão que foi parar em todas as redes sociais, mas a situação ficou crítica quando surgiu um suposto retratado falado da criminosa, com amplo compartilhamento. Depois de uma mudança no visual, que não teve nada a ver com as notícias, Fabiane foi visitar os parentes em Morrinhos IV.

A jovem parou para entregar uma banana para um menino em situação de rua e os moradores entenderam como uma ameaça ao sequestro, pedindo que cercassem Fabiane, mesmo sem nenhum tipo de confirmação do crime, fazendo com que sofresse com todo tipo de agressões: foi amarrada, arrastada, chutada e espancada.

Como alguns moradores acharam o linchamento precipitado, as autoridades foram acionadas e encaminharam Fabiane para o hospital, já desacordada. A jovem de 33 anos acabou não resistindo e morreu após 36 horas do ocorrido. As investigações acabaram por inocentá-la e 5 dos seus agressores foram identificados e detidos.

Brisa (Lucy Alves) também sofre linchamento em
Globo/Fábio Rocha

“Foi um caso que me impressionou muito”, comentou Gloria Peres ao Zappeando, em coletiva de imprensa. “Veja o alcance e consequências que uma brincadeira pode causar. No caso da Fabiane, não tinha sequestradora sendo procurada, alguém botou de graça um retrato, acontece um fenômeno na multidão e a pobre moça foi linchada”.

Adiantando que a sua nova mocinha consegue se livrar das fake news, mesmo sendo perseguida no Rio de Janeiro, a autora acrescentou: “A nossa Brisa não terá esse fim, mas eu quis trazer essa história para mostrar até onde pode chegar uma brincadeira dessa. Foi uma inspiração. Foi o primeiro grande dano que eu vi causado por brincadeiras da internet”.

Mais sobre “Travessia”