Francesquinho foi parar contra a vontade dos pais na adoção e só descobre sua origem na reta final de “Terra Nostra”
Francesquinho, interpretado por Nicolas Prattes quando tinha entre dois e três anos, carrega um grande mistério em “Terra Nostra”. O bebê foi dado para adoção – sem o conhecimento dos pais – logo após nascer, mas no final tudo muda, diante de uma reviravolta que chocou o público na exibição original, em 2000.
Saiba quem de quem é filho na novela!
Francesquinho é filho de quem em “Terra Nostra”?
Francesquinho representa o fruto do grande e sofrido amor entre os protagonistas italianos, Giuliana (Ana Paula Arósio) e Matteo (Thiago Lacerda), em “Terra Nostra”. A imigrante, que engravida durante a viagem de navio ao Brasil, fica sem alternativa após se separarem e mudarem para fazendas diferentes.
Giuliana, portanto, acreditou que nunca mais reencontraria Matteo, aceitando se casar com o rico e bondoso Marco Antônio (Marcello Antony). O filho de Francesco (Raul Cortez), que se apaixona por ela, aceita assumir a paternidade da criança que estava para nascer.

No entanto, Janete (Ângela Vieira), mãe de Marco Antônio, se recusa a aceitar que seu filho assuma o bastardo de uma “italianinha”, sequestrando o recém-nascido. O bebê vai parar na roda dos expostos (local onde bebês eram abandonados) de um convento para impedir um escândalo.
Além disso, Janete, para garantir que Giuliana não procure mais pelo filho, diz à jovem que a criança nasceu morta, enrolada no cordão umbilical. O pequeno Francesquinho, como resultado, cresce em um orfanato, mas a mãe descobre a verdade e consegue encontrá-lo na reta final da novela.

Quando Giuliana reencontra o filho em “Terra Nostra”
Mariana (Tânia Bondezan), responsável por largar o bebê no passado, não vai mais conseguir lidar com a culpa, revelando a verdade para Giuliana. Desesperada, a protagonista dá início a uma busca implacável para reencontrá-lo, mas ao chegar ao local de origem descobre sobre a adoção.
Diante de tamanho sofrimento e armação, Giuliana retorna à mansão dos Magliano, encara a sogra frente a frente e dá um tapa na cara dela. O próprio Francesco, chocado com a crueldade da esposa, faz questão de expulsá-la da mansão por ter tramado algo assim.

Após enfrentar inúmeros obstáculos, a protagonista finalmente reencontra Francesquinho em um orfanato, concluindo a jornada de mãe e filho. Depois de romper com Marco Antônio, a protagonista também dá uma nova chance ao romance com Matteo, com quem ganha um final feliz.