Culpado de vários crimes e maldades em “Mulheres de Areia”, Donato (Paulo Goulart) só recebe a punição que merece na reta final da novela, depois de ser desmascarado por Tonho da Lua (Marcos Frota). Relembre o que acontece com o vilão no desfecho da trama:
Final de Donato em “Mulheres de Areia”
Na novela “Mulheres de Areia”, Donato é o típico personagem odiado por todos: ele assedia e maltrata os enteados, engana os pescadores de Pontal D’Areia e nunca pagou por um crime que cometeu no passado.
Donato matou o pai de seus enteados, Tonho da Lua e Glorinha (Gabriela Alves), quando eles ainda eram crianças. O único que sabe detalhes do crime é Vanderlei (Paulo Betti), amante de Raquel (Gloria Pires), que tenta chantagear o vilão com um negativo que mostra o momento exato do assassinato.
A prova do crime é roubada de Vanderlei por Marujo (Ricardo Blat) e acaba nas mãos de Tonho da Lua. O escultor leva os negativos ao delegado Rodrigo (Stepan Nercessian) e Donato acaba preso. Porém, o vilão rapidamente foge da cadeia ao fazer um acordo com o carcereiro.
Foragido, Donato ainda ateia fogo nos barcos dos pescadores, causa tumulto no local e acaba voltando para casa. O vilão é avistado por Tonho que, ao avisar o delegado, consegue ajudar na captura do padrasto.
No final de “Mulheres de Areia”, Donato volta à prisão, de onde não escapa mais. Além de responder pelo crime cometido no passado, o personagem de Paulo Goulart ainda é incriminado pelo incêndio dos barcos, já que suas impressões digitais são encontradas no galão de querosene que ele usou para provocar o fogo.