Com a estreia do remake de “Renascer” (Rede Globo), o público notou uma singela, mas emocionante homenagem à atriz Chica Xavier.
Na trama original, ela viveu a personagem Inácia, mulher sensitiva ligada ao candomblé – e agora, sob a responsabilidade da atriz Edvana Carvalho, ela apareceu com brincos iguais aos que a veterana usava como amuleto em qualquer papel.
Remake de “Renascer” homenageia Chica Xavier
Atriz, produtora e mãe de santo na umbanda, Chica Xavier teve em “Renascer” de 1993 um de seus papéis mais marcantes na televisão brasileira. Na época, ela já era ligada à religião de matriz africana e, como parte dela, usava um par de brincos coral em qualquer papel que fazia – algo que também aparece no remake da novela.

Reescrita por Bruno Luperi, “ Renascer” tem a atriz Edvana Carvalho no papel de Inácia, que antes era de Chica Xavier. Na trama, ela é uma mulher sensitiva que, de início, rejeita sua ligação com a religião de matriz africana, mas acaba salvando José Inocêncio com a ajuda dela.
No remake, Edvana aparece caracterizada como Chica nas telinhas em 1993 – e isso inclui o brinco que, na biografia “Chica Xavier: Mãe do Brasil” (2913), foi descrito por ela como um amuleto ligado à orixá Iansã.
“Nenhuma figurinista me tira esse brinco. Algumas até falaram: ‘Bota esse aqui’. Mas digo que de jeito nenhum. Não tiro nem para dormir”, afirmou a atriz, que faleceu em 2020 por complicações de um câncer de pulmão.

Após alguns capítulos de “Renascer”, fãs notaram a presença dos brincos iguais aos de Chica, e exaltaram a homenagem à atriz nas redes sociais.
“Quem reparou que a Inácia tá com os brincos da Chica Xavier? Que homenagem linda! Os olhos até suaram”, disse uma internauta no Twitter. “Percebi na hora que ela apareceu, nem lembrava que a Chica Xavier tinha participado desta novela, mas quando vi o brinco tive certeza da homenagem”, disse outro.
