A história principal da novela “Amor Perfeito” é livremente inspirada no livro “Marcelino Pão e Vinho”, do escritor espanhol José María Sánchez Silva. A obra original se tornou bastante popular após ser transportada para o cinema, em 1955, e serviu de base para que Duca Rachid, Julio Fischer e Elísio Lopes Jr. escrevessem o folhetim da TV Globo. Veja as diferenças entre o livro e a novela:
Diferenças entre “Amor Perfeito” e “Marcelino, Pão e Vinho”
Marcelino na novela e no livro

Assim como no livro de José María Sánchez Silva, a novela “Amor Perfeito” traz como protagonista Marcelino, um menino que, ainda bebê, foi deixado na porta de um mosteiro. Após tentativas frustradas de entregar a criança para adoção, o garoto acaba sendo criado pelos religiosos que vivem no local.
A principal diferença entre o Marcelino do livro e o da novela é a etnia. E a decisão de transformar o personagem em um representante da raça negra já foi explicada por Duca Rachid, uma das autoras da novela: “Escolhemos um Marcelino negro pra recuperar a comunidade negra que ficou apagada pela história”, afirmou em entrevista ao gshow.
Mãe de Marcelino em “Amor Perfeito”

Na novela da TV Globo, a mãe de Marcelino é Marê, interpretada por Camila Queiroz, que passa boa parte da trama em busca de seu filho desaparecido. Na obra original, a personagem materna não existe, ou seja, no livro, o garotinho sabe que sua mãe morreu.
Marcelino morre em “Amor Perfeito”?

Tanto no livro quanto no filme, Marcelino tem um desfecho triste e trágico, o que fez muita gente pensar sobre o personagem na novela, interpretado por Levi Asaf. Porém, no folhetim da TV Globo, o menino passa ileso por um grave incidente.
Em “Amor Perfeito”, Marcelino é picado por um escorpião e, levado ao hospital entre a vida e a morte, sobrevive como um milagre, já que é praticamente ressuscitado por Jesus Cristo (Jorge Florêncio), que pede para que ele seja forte e se levante.
Na obra original, Marcelino não resiste à picada e morre. Ele se encontra com Jesus no céu e começa a busca pela sua mãe, porém já falecido.