
Um detalhe relacionado ao filme “101 Dálmatas” tira todo o caráter inocente e infantil do filme. Lançado em 1961, a história dos cachorrinhos que fogem de Cruela Cruel, uma mulher que sonha em confeccionar um casaco de pele de dálmata, encantou a todos e ganhou um remake em live-action, estrelado por Glenn Close em 1996.
Polêmica em “101 Dálmatas”

O filme infantil é uma graça, mas causou problemas para os cachorros na vida real. Com a estreia, muitas crianças passaram a pedir dálmatas para seus pais, mas os animais não são muito carinhosos quanto parecem. Como muitos não se adaptaram ao novo ambiente, os donos devolviam-nos para os canis, ou simplesmente largavam os cachorros em abrigos de animais.
Assim, muitas pessoas lucraram em cima dos dálmatas, pois as vendas dispararam. Em 1997, após a estreia do remake, aconteceu mais um aumento na procura por dálmatas, assim como no retorno dos cães. Só nesse ano, a diretora da ONG Resgate de Dálmatas de Miami Beach, Pati Dane, contou ao The New York Times que resgatou 130 cachorrinhos indesejados, número atingido em cerca de um ano e meio em dias normais.
Proteção animal: veja vídeos emocionantes de resgate de cães