Veja 9 filmes clássicos que influenciaram o cinema moderno

por | jul 26, 2016 | Filmes

As produções hollywoodianas melhoraram muito, principalmete por conta de grandes diretores dispostos a experimentar algo novo e diferente. Eles arriscaram misturar diferentes estilos e até inovaram as posições e ângulos de câmeras, nunca antes usados. Os filmes que vieram posteriormente foram influenciadas por estes clássicos.

Leia também: Estas 6 invenções do cinema mudariam nossas vidas para melhor

Veja aqui filmes que influênciaram muito as atuais produções cinematográficas:

#1 “O Poderoso Chefão” (1972)

Este filme, que impulsionou a carreira de Al Pacino, é a prova de que é sempre bom arriscar em algo diferente e desafiador. Coppóla chegou a ser execrado com frases como “você fez um filme escuro em que não se entende nada do que os personagens falam.”

#2 “E.T., O Extraterrestre”(1982)

Crianças se aventurando com extraterrestres? Quem poderia imaginar, se não Steven Spielberg? Poderia não funcionar, mas deu certo e hoje é um clássico inesquecível, que influênciou narrativas similares.

#3 “Metrópoils” (1927)

O expressionismo alemão poucas vezes mostrou profundidade visual e narrativa como neste filme, que provou que uma obra pode ser critiava sem exageros.

#4 “Um Corpo que Cai” (1958)

Além de ser o primeiro filme a implementar o movimento de câmera Dolly Shot, esta obra de Hitchcock ensinou como fazer um verdadeiro suspense, dois anos antes do clássico “Psicose”.

#5 “Tempos Modernos” (1936)

Em 1936, não era uma boa época de ser fazer comentários sociais, muito menos na comédia, mas Charlie Chaplin fez isto e muito mais neste clássico. Reconhecido por muito diretores como um filme que influênciou suas carreiras.

#6 “2001: Uma Odisséia no Espaço” (1968)

Stanley Kubrick, o diretor, deixou claro que é possível ser criativo misturando ciência e ficção.

#7 “Ladrões de Bicicleta” (1948)

A visão aguda da realidade impactou os diretores modernos em suas criações, cuja “injeção” de realismo permitiu um olhar imparcial mais compreensivo e dramático.

#8 “Star Wars” (1977)

A ambição levou George Lucas para longe, tanto que ele criou este filme único, que mistura ficção e fantasia. Uma união de sucesso pouco vista em Hollywood. “Star Wars” inspirou uma legião de fãs e criou uma das sagas mais longas da história do cinema.

#9 “Cidadão Kane” (1941)

Ninguém pode negar que Orson Welles mudou a maneira de ‘fazer cinema’. O filme permitiu explorar diferentes ângulos e posições de câmera, além de um roteiro completamente experimental, que renovou o cinema de Hollywood.