O astro Tom Cruise confessou no programa norte-americano “Jimmy Kimmel Live” que se emocionou ao reencontrar Val Kilmer nos sets de filmagem de “Top Gun: Maverick”. A tão esperada sequência do filme de 1986 levou Kilmer novamente às telas depois do ator ter sofrido com um câncer de garganta em 2014 e fazer uma traqueostomia, que o deixou sem voz.
Tom Cruise e Val Kilmer em “Top Gun:Maverick”
Val Kilmer não atuava há anos depois do câncer, mas voltou às telonas justamente para reviver o papel de Tom Kazanski, o “Homem de Gelo” na sequência do filme. Foi o suficiente para levar às lágrimas uma das maiores estrelas de Hollywood.
“Eu só quero dizer que foi muito emocionante. Conheço Val há décadas”, disse Cruise. “Eu estava chorando. Fiquei emocionado”, completou.
Cruise afirmou que Kilmer é um “ator poderoso” e que retornou ao set de “Top Gun: Maverick” mesmo com limitações físicas. “Para ele voltar e interpretar aquele personagem… Instantaneamente se tornou aquele personagem novamente… você está olhando para o Homem de Gelo. Ele é um ator tão brilhante e eu amo o trabalho dele”, disse Tom Cruise.
Val Kilmer enfrentou uma batalha de dois anos contra um câncer na garganta, que o deixou com algumas complicações. Devido ao tratamento da doença, ele precisou se submeter a uma traqueostomia — procedimento no qual foi realizada uma incisão em sua traqueia para permitir que ele respirasse, o que o forçou a usar um tubo de alimentação para comer e fez com que ele perdesse a capacidade de falar.
Mesmo com o problema de saúde, o ator não recusou o convite para voltar ao universo de “Top Gun” e teve a sua voz recriada digitalmente por meio de uma tecnologia sofisticada, que utilizou arquivos de áudio do próprio ator.
O filme, que bateu mais de US$ 1 bilhão nas bilheterias de todo o mundo, traz a continuação do sucesso dos anos 1980. Em “Top Gun: Maverick”, Cruise dá vida ao piloto da Marinha Pete “Maverick” Michell, que volta à base militar para treinar um grupo de jovens pilotos de caça em uma missão especial.
No elenco, além de Cruise e Val Kilmer, estão Jennifer Connelly, Jon Hamm, Ed Harris, Glen Powell, entre outros. O longa-metragem de ação recebeu seis indicações ao Oscar 2023: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Canção Original, Melhor Som, Melhor Edição de Filme e Melhores Efeitos Visuais.