Só ‘love’? 5 filmes sobre o dia de São Valentim

Embora o Brasil só comemore o Dia dos Namorados em 12 de junho, a maioria dos países do hemisfério norte antecipa essa data. A tradição marca o dia de São Valentim, em 14 de fevereiro, como uma celebração dos casais apaixonados, em lugares como os Estados Unidos e alguns países da Europa.

A origem dessa data não possui comprovações históricas. A lenda transmitida fala sobre o sacerdote Valentim, que defendia o monoteísmo e o casamento, mesmo com a proibição do imperador de Roma, Claudio II.

Antes de ser morto, ele se apaixonou pela filha do carcereiro, que era cega. Ela milagrosamente recuperou a visão e recebeu uma carta do amado, que se despediu com “seu eterno Valentim”. A expressão é famosa em cartões comemorativos.

No Brasil, a data foi uma mera criação comercial, para aumentar as vendas do mês de junho. A aproximação católica está com o dia de Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro, comemorado no dia seguinte.

Vários filmes falam sobre o dia dos namorados. É o roteiro perfeito para comédias românticas, mas vários gêneros já utilizaram o tema para construir o enredo, inclusive o terror.

Relembre a seguir 5 filmes sobre o famoso “Valentine’s Day”.

Veja também:

As 5 melhores adaptações de Nicholas Sparks

“Idas e Vindas do Amor”

O filme conta várias histórias paralelas, que acontecem durante o Dia dos Namorados, nos Estados Unidos. Elas acabam se cruzando, e apresentam várias nuances de uma mesma data. O elenco é cheio de estrelas, como Julia Roberts, Ashton Kutcher e Queen Latifah.

“Eu Odeio o Dia dos Namorados”

A atriz Nia Vardalos, conhecida pelo filme “Casamento Grego”, interpreta a florista Genevieve, que adora o dia dos namorados em função das vendas de sua floricultura. Porém, ela prefere ficar longe de relacionamentos, algo que pode mudar com a chegada de Greg, dono de um restaurante próximo.

“Dia dos Namorados Macabro”

Um filme de terror sobre o Dia dos Namorados, que fala de um massacre ocorrido na data que matou 22 pessoas. Dez anos depois do ocorrido, Tom (Jensen Ackles) volta para sua cidade natal, onde ocorreu o assassinato, e é recebido como o principal suspeito do crime.

“O Massacre de Chicago”

A relação do filme com o Dia dos Namorados não é nada romântica. Ele conta a história de um massacre que ocorreu de verdade, em 1920, cometido por Al Capone na cidade de Chicago. O evento ocorreu em pleno 14 de fevereiro, quando a gangue de Capone encurralou e matou um grupo rival.

“O Dia do Terror”

Um grupo de garotas, na adolescência, humilhava constantemente um menino do colégio. Anos depois, ele pretende se vingar e planeja matar cada uma das cinco mulheres do grupo. Ele marca os assassinatos sempre para o Dia dos Namorados, um a cada ano.