“Seven” faz 20 anos; confira sete curiosidades sobre este filme perturbador

Há 20 anos o filme “Seven – Os Sete Pecados Capitais” mudou o cinema mainstream em Hollywood. Um filme de assassino em série com ótimo roteiro, cenas fortes, conteúdo violento, e uma atuação sensacional do assassino Kevin Spacey. David Fincher colocou-se como um das grandes promessas da indústria após aceitar dirigir este roteiro, que rodou na mão de muitos diretores. Poucos anos depois se confirmou como grande diretor com “Clube da Luta”.
“Seven” tinha tudo para dar errado. Além de ser um roteiro recusado por muitos como Al Pacino e David Cronenberg pela violência e tema difícil, ainda teve até acidentes de percurso, como quando Brad Pitt machucou a mão em cena.
Mas o texto e o subtexto, suas metáforas, e sua execução meticulosa fizeram do filme um dos maiores thrillers modernos.
Confira sete curiosidades sobre o filme:
1 – O filme teve orçamento de 33 milhões de dólares e arrecadou 330 milhões de dólares ao redor do mundo. Ou seja 10 vezes mais. Sucesso puro para o estúdio.
2 – O então novato Andrew Kevin Walker escreveu o roteiro e correu atrás de todos os agentes de Los Angeles que trabalhavam com thrillers. A história passou por diretores e atores antes de chegar na New Line Cinema, entre eles:   David Cronenberg, Guillermo Del Toro, Denzel Washington, Val Kilmer, Al Pacino, Sylvester Stallone. Todos recusaram-na por acharem sombria, violenta, amoral, pesada. Quando era apenas um roteiro rodando, ficou conhecido como “o filme da cabeça na caixa”. Apesar do ótimo roteiro, só foi indicado para o Oscar de Melhor Edição. E não levou.
3 – O filme preservou o final pesado e sem esperanças do roteiro, apesar de terem sido criados cinco finais alternativos mais leves. Fincher recebeu o texto original e quis mantê-lo, assim como Brad Pitt, que colocou como condição essencial para sua participação que o final não fosse “amaciado”.
4 – Brad Pitt machucou a mão em uma cena e David Fincher resolveu manter o curativo até o fim, como parte da trama;

5 – Kevin Spacey teve seu nome e rosto tirados de todo o material promocional, o que, obviamente, causou grande impacto quando visto na tela;
6 – Um dos pontos que devem ser ressaltados em Seven: é um filme sobre assassinatos em série, extremamente violento, mas que não tem uma cena sequer de assassinato. Há muitas cenas de crimes, mas a ação de matar não é vista;
7 – Gwyneth Paltrow foi convencida pelo então namorado Brad Pitt a ser sua mulher no filme.