Sem clichê: 8 filmes com finais inesperados que mostram como é o amor na vida real

Na vida real, nem sempre os relacionamentos têm final feliz ou acontecem da forma mais romântica possível. Mesmo quando não se trata do amor entre casal, mas também nas relações entre amigos e filhos, vários desfechos são permitidos ainda que sejam mais ou menos difíceis de aceitar. A seguir, conheça 8 filmes que podem até frustrar, mas oferecem um choque de realidade sobre o que pode ser o amor de verdade.

Filmes românticos que não são clichê

Foi Apenas um Sonho

O drama romântico foi baseado no aclamado livro norte-americano Revolutionary Road, escrito por Richard Yates em 1961. O filme é estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, e dirigido por Sam Mendes. Durante os anos 50, eles formam um casal aparentemente feliz, que vive com os dois filhos em um subúrbio de Connecticut nos Estados Unidos. April é uma dona de casa que abandonou o sonho de ser atriz, enquanto Frank tem um emprego bem remunerado, mas tedioso. Assim, o casal não sabe se vai atrás de seus verdadeiros desejos ou enfrenta o peso do conformismo.

Truman

Dois amigos de infância, separados geograficamente e pelo tempo se reencontram por alguns dias, quando um deles aparece para uma visita surpresa. Tomás (Javier Cámara) vive no Canadá, com sua família, e vem encontrar-se com Julian (Ricardo Darín), que vive na Espanha em um momento bastante decisivo da vida. O encontro será marcado por muito afeto, estranhezas, cobranças, disputas e também muita solidariedade até a hora da despedida.

La La Land

O musical mostra o encontro entre Mia (Emma Stone), uma aspirante a atriz, que serve cafés para estrelas de cinema entre testes de elenco e Sebastian (Ryan Gosling), um pianista de jazz, que ganha a vida tocando em festas e bares. Quando suas carreiras finalmente começam a ascender, eles precisam tomar decisões que podem ameaçar seu relacionamento.

Ela

Theodore (Joaquin Phoenix) é um escritor solitário que compra um novo sistema operacional para seu computador numa época em que os gadgets dominam a vida e o cotidiano das pessoas. Para sua surpresa, o protagonista acaba se apaixonando pela voz do aplicativo e acredita estar vivendo uma relação amorosa. O romance incomum explora a relação entre o homem contemporâneo e a tecnologia com trilha sonora irresistível e direção do ídolo Spike Jonze.

500 dias com ela

Tom (Joseph Gordon-Levitt) e Summer (Zooey Deschanel) se conhecem na empresa em que trabalham e começam a se relacionar. Ele, no entanto, é um rapaz que acredita no amor e quer encontrá-lo a todo custo e ela, uma garota que não acredita na existência do amor ou romance. “Essa é uma história de um rapaz que conhece uma garota, não é uma história de amor”, avisa o narrador no início do filme.

Blue Valentine

Cindy e Dean são casados há muitos anos e já têm uma filha, por isso, vivem um momento de crise. Ao ver o relacionamento ser contaminado por uma série de incertezas, o casal disposto a seguir em frente busca no passado e no presente motivos que o manteve unido. No elenco, os protagonistas são interpretados por Ryan Gosling e Michelle Williams.

O Jogo da Imitação

O filme é uma cinebiografia do criptoanalista britânico Alan Turing, vagamente baseado no livro Alan Turing: The Enigma, de Andrew Hodges. Interpretado por Benedict Cumberbatch, o personagem liderou um grupo da inteligência britânica na missão de decifrar os códigos da máquina Enigma usada pela Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial, sendo um marco inovador da ciência da computação.

A Teoria de Tudo

Baseado na biografia de Stephen Hawking, o filme mostra como o jovem astrofísico (Eddie Redmayne) fez descobertas importantes sobre o tempo, além de retratar o seu romance com a aluna de Cambridge Jane Wide (Felicity Jones) e a descoberta de uma doença motora degenerativa, quando ele tinha apenas 21 anos.

Mais sobre roteiros de amor