Não é de hoje que Hollywood tem se interessado cada vez mais pelos talentos brasileiros. Ao longo dos anos, muitos atores e atrizes nascidos no Brasil viram suas carreiras decolarem nos Estados Unidos – seja atuando em filmes e séries ou trabalhando atrás das câmeras e nos bastidores.
Muito além de Carmen Miranda, que se consagrou no cinema americano com 14 filmes entre as décadas de 1940 e 1950, a geração de hoje levou a multiplicidade e bossa brasileira a Hollywood, conquistando cada vez mais sucesso de público e crítica.
Atores brasileiros em Hollywood
Bruna Marquezine

O caso mais recente de sucesso brasileiro em Hollywood é o de Bruna Marquezine. A atriz conquistou o papel de Jenny Kord em “Besouro Azul”, mais nova aposta da DC nas telonas, e é o par romântico do protagonista, vivido por Xolo Maridueña.
Nas primeiras críticas ao filme na imprensa internacional, a atuação de Bruna Marquezine é um dos destaques, elogiando o talento da brasileira, cuja última novela foi “Deus Salve o Rei”, em 2018, na Globo. O folhetim, inclusive, trouxe muitos traumas para a atriz, que não se sentia capaz de retomar a carreira após receber críticas negativas por seu desempenho como a vilã Catarina.
Sonia Braga

Depois de arrebatar milhares de fãs no Brasil, participando de produções como “Dona Flor e Seus Dois Maridos” (1976), “Dancin’ Days” (1978) e “Gabriela Cravo e Canela” (1983), Sonia Braga se aventurou na carreira internacional no início da década de 1980.
Clique aqui para assistir “Dona Flor e Seus Dois Maridos” de graça na ViX
O reconhecimento internacional não demorou a vir: a atriz recebeu indicação ao Globo de Ouro e BAFTA por seu papel em “O Beijo da Mulher Aranha” (1985).
Nos anos seguintes, ela foi novamente indicada ao Globo de Ouro por suas interpretações em filmes como “Luar Sobre Parador” (1988) e “Amazônia em Chamas” (1994).

Sonia Braga mora nos Estados Unidos desde os anos 1990 e já participou de séries como “Sex and The City”, esteve no blockbuster “Extraordinário” (2017) e, mais recentemente, de produções brasileiras como “Aquarius” (2016) e “Bacurau” (2019).
Alice Braga

Seguindo os passos da tia, Sonia Braga, Alice Braga também se aventurou na terra do cinema para buscar novos desafios. A atriz de 39 anos ficou conhecida do grande público depois do filme “Cidade de Deus” (2002) e não parou mais de trabalhar desde então, principalmente fora do país.
A série “Latitudes” (2014), estrelada ao lado de Daniel de Oliveira, é uma das poucas produções recentes focadas no público brasileiro. Os oito episódios da série, inclusive, estão disponíveis gratuitamente na ViX. Streaming gratuito do grupo TelevisaUnivision, o catálogo reúne centenas de filmes, séries e novelas latinas. Para acessar, basta baixá-lo no celular.
Clique aqui para assistir “Latitudes” de graça na ViX
A trajetória internacional de Alice Braga foi marcada por papeis ao lado de atores renomados, como Will Smith em “Eu sou a Lenda” (2007), Julianne Moore em “Ensaio sobre a Cegueira” (2008) e até Anthony Hopkins no longa-metragem “O Ritual” (2011).

Recentemente, ela protagonizou a série “A Rainha do Sul”, um sucesso de audiência por cinco temporadas na TV norte-americana, chegando ao fim em 2021.
Rodrigo Santoro

O galã das novelas da TV Globo participou de filmes marcantes em território nacional, como “Bicho de 7 Cabeças” (2000), “Abril Despedaçado” (2001) e “Carandiru” (2003). Fora do Brasil, Rodrigo Santoro apareceu no filme “As Panteras Detonando” (2003) e gerou críticas porque seu personagem praticamente não tinha nenhum diálogo na produção.
De lá para cá, Santoro já fez mais de 15 filmes em Hollywood, com destaque para “O Golpista do Ano” (2010), ao lado de Jim Carrey, disponível gratuitamente no catálogo da ViX.
Clique aqui para assistir “O Golpista do Ano” de graça na ViX
Entre outros sucessos de Santoro estão “300” (2006), “Simplesmente Amor” (2003) e “O que esperar quando você está esperando” (2012). Em 2013, o ator esteve ao lado do ícone Arnold Schwarzenegger em “O Último Desafio”.

Recentemente, o brasileiro também se destacou nas séries “Westworld” (2016), da HBO, e “Boundless” (2021), da Amazon Prime Video. No Brasil, o último trabalho do ator foi na quinta temporada de “Sessão de Terapia”.
Wagner Moura
De Salvador, na Bahia, Wagner Moura faz parte da turma de Lázaro Ramos e Vladimir Brichta, despontando como uma das gerações de atores baianos mais talentosas dos últimos anos.

Antes de estourar no Brasil como o vilão Olavo, da novela “Paraíso Tropical” (2007), Wagner se destacou em “Ó Paí, Ó” (2007), estrelado por Lázaro. No filme, ele faz parte de uma das cenas recentes mais marcantes do cinema nacional.
Clique aqui para assistir “Ó Pai, Ó” de graça na ViX
Depois, Wagner viu sua fama no Brasil decolar ao interpretar o Capitão Nascimento de “Tropa de Elite” (2007). Com outro status, o ator partiu para conquistar Hollywood e, hoje, escolhe os trabalhos que quer fazer. Seu primeiro papel de destaque fora do Brasil foi em “Elysium” (2013), que contava com protagonistas de peso: Matt Damon e Jodie Foster.

Nas séries, fez o poderoso traficante Pablo Escobar em “Narcos” (2015) da Netflix. Recentemente, Moura foi para os bastidores e dirigiu Seu Jorge no longa “Marighella”, a maior bilheteria nacional de 2020.
Morena Baccarin

Nascida no Rio de Janeiro, Morena Baccarin se mudou para os Estados Unidos ainda criança. A atriz de 42 anos ficou famosa no mundo inteiro por sua participação em séries de TV, como “Homeland” (2011) e “Gotham” (2014), onde conheceu seu atual marido, o ator Ben McKenzie.

Baccarin se tornou uma estrela requisitada nos Estados Unidos e também marcou presença em “Deadpool” (2016), uma das franquias de sucesso da Marvel.
A fama no exterior chegou ao Brasil, causando surpresa nos brasileiros ao descobrirem a ligação da atriz com o país. Recentemente, Morena Baccarin fez seu primeiro personagem no Brasil, participando da quarta temporada da série “Sessão de Terapia” (2019), ao lado de Selton Mello.
Henry Zaga

Apesar de ser brasileiro, foi fora do país que Henry Zaga ganhou reconhecimento por seu trabalho como ator. Nascido em Brasília como Henrique Gonzaga, é filho do ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral Admar Gonzaga e se mudou para os Estados Unidos para estudar atuação.
Além do hit da Netflix “13 Reasons Why”, Henry teve papel de destaque na série “Teen Wolf” e foi um dos principais no filme “Novos Mutantes”, que conta com a também brasileira Alice Braga no elenco. Recentemente, ele voltou a fazer sucesso no streaming – desta vez, em uma produção brasileira – com o filme “Depois do Universo”, com Giulia Be.
Walter Salles

Walter Salles está entre os diretores mais premiados do mundo, mesmo sem nunca ter levado a estatueta do Oscar para casa. Foi ele que esteve à frente de clássicos do cinema nacional, como “Central do Brasil” (1998), que levou o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro em 1999.

O diretor conquistou Hollywood com outras produções de sucesso, como “Diários de Motocicleta” (2004), por exemplo, e “Abril Despedaçado” (2001).
Fernando Meirelles

O diretor de “Cidade de Deus” (2002) viu sua última produção “Os Dois Papas” (2019), para a Netflix, concorrer em três categorias do Oscar 2020. O filme era protagonizado por ninguém mesmo que Anthony Hopkins, como Bento XVI, e Jonathan Price, como Francisco.

O paulistano de 66 anos coleciona outros sucessos como “O Jardineiro Fiel” (2005), com Ralph Fiennes e Rachel Weiss e “Ensaio sobre a Cegueira” (2008), com Julianne Moore e Mark Ruffalo. Antes da fama, o diretor também esteve à frente de “Domésticas” (2001), disponível de graça no catálogo da ViX, contando as histórias de cinco empregadas.
Clique aqui para assistir “Domésticas” de graça na ViX
Carlos Saldanha

O diretor, produtor e animador brasileiro participou de diversas produções de sucesso, como as franquias “A Era do Gelo” (2002) e “Rio” (2011). Saldanha também esteve envolvido nos filmes “Robôs” (2005) e “O Touro Ferdinando” (2017).
Gisele Bündchen

A top model brasileira também esteve presente em produções conhecidas de Hollywood. Em 2004, ao lado de Queen Latifah, estrelou em “Taxi” (2004), que não lhe trouxe muitas críticas positivas. No entanto, Gisele deu a volta por cima ao viver a assistente Serena em “O Diabo Veste Prada” (2006). Apesar de ter um papel menor, a brasileira deu conta do recado – e muito bem!
