Saiba mais sobre o filme Selma, indicado ao Oscar

1 – Por incrível que pareça, este é o primeiro filme sobre a vida de Martin Luther King Jr.

2 – Para este filme, a diretora Ava DuVernay escreveu novas variações dos discursos de Luther King porque outro estúdio comprou os direitos de usar os discursos reais.

3 – O filme está sendo exibido de graça no Selma Walton Theater, Alabama. 

4 – A atriz Carmen Ejogo, que interpreta Coretta Scott King no filme, conheceu a mulher do Luther King quando a interpretou pela primeira vez no teatro, em 2001. Na ocasião Coretta aprovou a atuação de Carmen.

5 – David Oyelowo, que interpreta Luther King, tentou o papel por anos. O problema é que o diretor original do filme, Lee Daniels, não acreditava que ele seria a melhor escolha. Mas a cineasta Ava DuVernay, que assumiu a película, tinha outra opinião.

6 – Oyelowo e Carmen Ejogo são britânicos de origem nigeriana.

7 – Tim Roth, que interpreta o governador do Alabama George Wallace, cresceu durante o Movimento pelos Direitos Civis e lembra de pensar nele como “um monstro”.

8 – O filme criou uma controvérsia em relação ao retrato do Presidente Lyndon Johnson: muitos dizem que a visão apresentada de que Johnson foi relutou para a poiar o Movimento dos Direitos Civis não corresponde à realidade. Segundo muitos depoimentos ele seria um forte aliado do movimento e total apoiador da marcha.

9 – O diretor do FBI J. Edgar Hoover falhou de propósito em avisar Martin Luther King Jr. sobre a tentativa de assassinato. Ele via Luther King como uma ameaça a sua política contra a violência nos Estados Unidos. O chefão do FBI por anos foi retratado no cinema recentemente em filme de Clint Eastwood protagonizado por Leonardo Di Caprio.

10 – O filme se chama Selma porque não fica apenas na figura de Martin Luther King Jr. É sobre todas as pessoas envolvidas naquele momento histórico que levaram às passeatas pelos Direitos Civis. Selma é a cidade do Alabama onde muitos eventos importantes ocorreram.