
O filme “O Abutre” concorreu ao Oscar de Melhor Roteiro Original, escrito pelo diretor Dan Gilroy, mas mesmo assim foi um dos filmes mais comentados nesta corrida pelo prêmio principal da Academia.

1 – Este é o primeiro filme dirigido por Dan Gilroy, que tem mais de 50 anos e escreveu os roteiros de “O Legado Bourne”, “Tudo Por Dinheiro”, e “Uma Loira em Apuros”, entre outros.

2 – O roteirista e diretor Dan Gilroy fez o filme em família. Seus irmãos Tony e John são produtor e editor do filme, respectivamente.
3 – Gilroy conta que a inspiração para o filme veio em pedaços, mas começou com a história do fotógrafo Weegee, o primeiro a visitar cenas de crime com sua câmera. Ele vendia as fotos para tablóides em Nova York. Isso tudo na década de 30.

4 – O filme teve 80 locações e foi gravado em 27 dias, o que é um ritmo bem puxado.
5 – O ator Jake Gyllenhaal foi quem sugeriu emagrecer para compor o personagem. Ele perdeu 14 quilos. Depois disso, o ator foi malhar para recuperar músculos e protagonizar um lutador em outro filme, “Southpaw”. Passou tanto tempo na academia que perdeu a namorada, Alyssa Miller.
6 – Dan Gilroy conta que Jake Gyllenhaal não mudou nenhuma palavra do roteiro. Quis respeitar o que estava escrito e se transformou o personagem no dono daquelas palavras. O diretor rasga elogios e diz que o ator é um dos melhores da atualidade.

7 – A atriz Rene Russo, que ficou conhecida em Máquina Mortífera e teve grande destaque nos anos 90, vinha em papéis de poucos destaques nos anos 2000 até encontrar o papel de Nina Romina, a inescrupulosa diretora de jornalismo que usa os serviços de Lou (Gyllenhaal). A tensão sexual entre os dois é um atrativo à parte do filme e você se pergunta com quantos anos está aquele mulherão. Com 61. Acredite.