O filme Foxcatcher chegou ao Oscar com o ator Steve Carrell entre um dos seus favoritos, mas saiu de mãos abanando. Baseado em uma história real, o filme concorreu à Palma de Ouro em Cannes e teve Bennett Miller agraciado com o prêmio de melhor diretor no festival francês.
1 – A cena do espelho quebrado não estava programada. O roteiro pedia uma cabeçada do personagem de Channing Tatum, mas ele estava tão concentrado e com tanta intensidade que espatifou o espelho todo.
2 – Muitos atores foram considerados para o papel de Mark Schultz, entre eles, Ryan Gosling, Bill Nighy e até Heath Ledger (o projeto começou antes da morte do último, claro).
3 – O verdadeiro Mark Schultz aparece no filme. Ele é um dos lutadores super pesados que aparecem. Recentemente ele expressou receio quanto à obra.
4 – O diretor Bennett Miller disse que o filme poderia ter ficado muito mais longo. O corte original tinha mais de quatro horas. Ficou com um pouco mais de duas no final.
5 – Bennett Miller estava cético quanto a contratar Steve Carrell por ele ser conhecido por ótimas atuações em papéis cômicos, mas o personagem John DuPont é mórbido. Um almoço acabou com as dúvidas do cineasta.
6 – Mark Ruffalo machucou Channing Tatum durante as filmagens. Tatum pediu para Ruffalo não aliviar em uma cena de confronto físico. Saiu com os tímpanos zunindo.
7 – Miller usou um método pouco usual para dirigir Carrell numa cena pesada: pediu a Carrell que escrevesse a pior coisa que já fez em um pedaço de papel e colocasse no bolso. E avisou: “Mantenha o papel aí e saiba que está em um lugar em que eu, se fosse um babaca, poderia pegá-lo.” Miller conta que o resultado é sua cena favorita no filme.
8 – A maquiagem de Carrell levava, em média, duas horas para ser feita. Isso inclui prótese no nariz, mudança no cabelo e maquiagem para alterar seu tom de pele.
9 – Tatum e Ruffalo tiveram uma agenda muito puxada durante as filmagens. Os dois atores gravavam durante o dia e treinavam luta livre à noite. Foi muito cansativo para os dois, principalmente para Ruffalo, que já está com quase 50 anos. Tatum diz que os dois choraram depois do treino final.
10 – O projeto atrasou devido ao envolvimento de Miller no filme “ O Homem Que Mudou o Jogo”. As gravações de Foxcatcher deveriam ter começado em 2011, mas o cineasta assumiu o lugar de Steve Sorderbergh no filme protagonizado por Brad Pitt e adiou Foxcatcher.
11 – Foxcacther é a terceira cinebiografia seguida de Bennett Miller. As outras duas foram “Capote” (2005) e “O Homem Que Mudou o Jogo” (2011).
12 – Existe um erro ou uma liberdade poética, se preferir: uma cena mostra personagens assistindo ao UFC 8 na TV, que ocorreu em 1994. Mas o filme se passa em 1987.