Relembre 5 grandes atuações de Michael Fassbender

Prestes a encarnar Steve Jobs nos cinemas, Michael Fassbender já foi considerado pela crítica como um dos mais promissores atores de sua época. Transitando entre blockbusters (“X-Men: Primeira Classe”) e filmes cult (“Shame”), o irlandês de 38 anos dota de habilidades sutis em seus papéis. Raros são os momentos em que recorre aos exageros dramáticos para convencer os espectadores: o sarcasmo, o mistério e a dualidade de suas interpretações se destacam.

Leia também: Trechos de “Macbeth”, com Fassbender e Cotillard, são revelados; veja

Por isso, fãs da Apple, respirem aliviados: Fassbender tem tudo para se sair como um Steve Jobs notável nas telonas – certamente melhor que Ashton Kutcher, não?

Relembre 5 papéis de destaque na carreira de Michael Fassbender: #1 “Fome” (2008)

No início da década de 1980, carcerários do grupo IRA, na Irlanda do Norte, se rebelaram após a decisão política de não tratá-los mais como presos políticos. Inicia-se, então, uma onda de protestos. Como Bobby Sands, neste filme de estreia de Steve McQueen Fassbender inicia greve de fome, incita a rebelião e se consagra em um de seus papéis mais elogiosos. #2 “Aquário” (2009)

Este filme independente britânico, que retrata com dureza a adolescência na atualidade, mostra Fassbender como Connor, o namorado de Tyler ( Rebecca Griffiths) que exerce importante perspectiva sobre a protagonista, Mia ( Katie Jarvis), que vive em um ambiente que carece de afeto – e não sabe como mostrá-lo, mesmo à sua irmã mais nova. O mistério e o charme por trás de Connor vai mudar pra sempre a relação desta família. #3 “Bastardos Inglórios” (2009)

Quem não se lembra do ator como o agente duplo britânico Archie Hicox, no consagrado filme de Quentin Tarantino “Bastardos Inglórios”? A cena do pub, claro, é a que melhor revela o talento de Fassbender: sutilmente cínico, parece não economizar galanteios mesmo numa cena em que a jogatina e a diversão antecipam um dos momentos mais marcantes do longa. Ponto pra ele. #4 “Shame” (2011)

Em mais uma parceria bem-sucedida com o diretor Steve McQueen, Fassbender interpreta Brandon, um executivo viciado em sexo que mora em Nova York e se vê no embate de ‘disfarçar’ sua vida com a chegada da irmã carente, interpretada por Carey Mulligan (“Educação”). O filme rendeu a Fassbender o Prêmio de Melhor Ator no Festival de Veneza, em 2011. #5 “X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido” (2014)

A destreza de Michael Fassbender como Magneto em “X-Men Primeira Classe” (2011) justifica a arrogância que prepondera a atuação de Ian McKellen nos primeiros filmes da franquia. Mas é em “X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido” que vemos o vilão mostrar sua força, numa atuação marcante de Fassbender.