Com a chegada de Esquadrão Suicida ao cinema, o grande público foi apresentado a um grupo de personagens desconhecidos das telas, mas que parecem já ter garantido um lugar no coração dos espectadores – e que podem ganhar novos filmes solo em breve. Um deles é o Pistoleiro, interpretado na produção por Will Smith, que ganhou destaque como um dos líderes do grupo de vilões.
O personagem, chamado de “Deadshot” no idioma original, apareceu nos quadrinhos pela primeira vez em 1950 como um dos grandes inimigos de um dos maiores heróis da DC Comics, o Batman, e tem uma história triste.
Origem
Como boa parte dos vilões dos quadrinhos, o Pistoleiro tem uma história trágica. Seu nome real é Floyd Lawton e, quando criança, fazia parte de uma família problemática atormentada por um pai violento. Para se vingar, sua mãe e irmão mais velho, Edward, decidiram matar o pai – contra a vontade de Floyd, que não acreditava nessa forma de punição.
Para evitar que o irmão se tornasse o assassino do próprio pai, Floyd encontrou uma maneira de desarmar o irmão no momento em que fosse cometer o crime: ele atiraria na mão da Edward para impedi-lo. O problema é que ele errou o tiro e acabou matando irmão acidentalmente. Devastado pela tragédia, ele prometeu que nunca mais erraria um tiro novamente e se tornou o Pistoleiro, o maior atirador do universo DC.
Surgimento do vilão
O personagem cresceu acreditando que o irmão morto era um herói e, para honrar seu nome, ele decidiu que também se tornaria um. Para isso, tentou tomar o lugar do Batman como vigilante da cidade, mas, com o tempo, acabou se tornando cada vez mais violento. Acabou capturado pelo próprio herói e se tornou o assassino de aluguel, que mais tarde faria parte do Esquadrão Suicida.
Curiosidades
- A primeira aparição do personagem foi na edição número 59 da revista em quadrinhos “Batman”, publicada em junho de 1950.
- Ao contrário de diversos outros vilões, o Pistoleiro não conta com nenhum poder sobre-humano, mas é especialista em armas. Sua ferramenta mais poderosa é um disparador de tiros que ele tem no pulso.
- Nos quadrinhos, o vilão não tem medo de morrer e por isso é tão letal – ele se coloca em qualquer situação de risco para cumprir suas missões.
- A única pessoa com que o Pistoleiro já demonstrou se importar é a filha. A menina, inclusive, é sua motivação para aceitar fazer parte do Esquadrão Suicida.
- O personagem já havia aparecido nas telas: em Smallvile, série que contava a história do jovem Super Homem, e em Arrow, que narra a saga do Arqueiro Verde, outro herói da DC Comics.
- O Pistoleiro também já apareceu no videogame e era um dos personagens do jogo “Batman: Arkham City” e, na sequência, em “Batman: Arkham Origins”.
Mais personagens de Esquadrão Suicida: conheça a Arlequina, umas das grandes vilãs dos quadrinhos