Quebra a cuca: 7 filmes geniais que distorcem a noção de tempo e espaço

Eles desconstroem completamente o conceito de tempo e espaço criado para organizar a vida em sociedade e confundem a cabeça de qualquer um. Seus personagens transitam pelo presente, passado e futuro e misturam realidade e fantasia dentro da própria mente. Veja a seguir 7 filmes que você vai querer assistir mais de uma vez para entender:

Leia também:

9 filmes em que é possível voltar e mudar o passado

10 filmes gravados em apenas um cenário

#1 “Te Amarei Para Sempre” (2009)

O filme, baseado no livro “A Mulher Viajante do Tempo”, conta a história de Henry (Eric Bana), que sofre de uma anomalia genética rara e vive a vida num tempo cronológico inconstante. Ele passeia entre o futuro e o passado sem controle nenhum sobre o tempo. Ainda assim, ele se casa com Clare (Rachel McAdams) e tenta manter uma vida normal mesmo com as separações forçadas.

#2 “Triângulo do Medo” (2010)

Jess (Melissa George) viaja com amigos em um barco em alto mar, quando passam por uma tempestade e são obrigados a embarcar em um transatlântico sombrio. Coisas estranhas começam a acontecer, quando ela percebe que o relógio do navio está parado, e o passado começa a se encontrar com o futuro. Os acontecimentos se movimentam ao longo do tempo e a protagonista consegue se encontrar com ela mesmo no passado.

#3 “Vanilla Sky” (2001)

Por ser contado em flashbacks, a vida de David Aames (Tom Cruise) acaba com a noção de tempo e espaço ao misturar realidade e fantasia. Com sua vida cheia de curtições e com uma amiga com quem ‘dorme’ de vez em quando, Aames se sente sozinho até que se apaixona de verdade. A vida dá um reviravolta e ele sofre um acidente terrível. Neste cenário, o passado e o presente se confundem.

#4 “Interstelar” (2014)

Com diálogos longos e complexos e um enredo difícil de entender, o filme conta a história de um grupo de astronautas que vai atrás de outros planetas para receber a população mundial, em perigo por causa das condições climáticas. Abordando conceitos da física, como a teoria da relatividade do Einstein, o conceito de buraco negro e da gravidade, a produção desconstrói a noção de tempo e espaço e faz o espectador quebrar a cabeça para entender o que se passa.

#5 “A Viagem” (2012)

O filme mistura diversas épocas e países e conta seis histórias que se interligam e independem do tempo e espaço. É uma produção em que presente, passado e futuro estão num mesmo plano, fazendo qualquer um perder a noção de tempo e espaço com o embaralhamento das tramas.

#6 “Agentes do Destino” (2011)

Em uma trama na qual perder qualquer detalhe faz diferença, a produção conta a luta de David Norris (Matt Damon) para ficar com a mulher dos seus sonhos, a bailarina Elise (Emily Blunt). Impedido de ficar com ela por ‘agentes do destino’, que controlam a vida das pessoas, Norris atravessa um lapso de tempo e espaço para tentar mudar a história. A narrativa bagunça o presente e o futuro e cria uma experiência perturbadora sobre os limites da física.

#7 “Matrix” (1999)

O clássico filme do programador de computador que tem sonhos estranhos e começa a confundir fantasia com realidade não podia ficar de fora. Vítima de um sistema artificial inteligente que manipula a mente das pessoas, Thomas Anderson (Keanu Reeves) tem a possibilidade de salvar a humanidade da prisão do tempo e espaço, uma ilusão criada pela própria mente da sociedade.

Veja também:

Os 10 filmes mais polêmicos dos últimos tempos

7 filmes com cenas inesquecíveis de sonhos