Dirigido por Jordan Peele, “Não, Não Olhe!” logo se tornou um sucesso absoluto assim que chegou aos cinemas. Mesmo com poucas produções em sua carreira, o diretor ficou famoso pelas críticas presentes em seus filmes.
No entanto, um detalhe no novo longa fez com que muitas pessoas passassem horas e horas se questionando a relação com a história: o que Gordy tem a ver com o alienígena?
O que significa a cena de Gordy?
Aqueles que assistiram a “Não, Não Olhe” certamente se impressionaram com a brutalidade mostrada na cena de Gordy. De longe uma das cenas mais intrigantes do filme, o terror causado pelo chimpanzé marcou muitos momentos da produção.
Sendo a primeira cena a aparecer no longa, a história daquele programa da TV de comédia se desenvolve entre os acontecimentos da atualidade, sendo conectados por Ricky “Jupe” Park.
Um ex-ator-mirim, ele fazia parte da produção que levou o animal ao seu limite, matando e desfigurando parte do elenco. Sendo apenas uma criança, ele foi o único que saiu ileso.
Mesmo sem ter uma explicação oficial para o envolvimento do chimpanzé com o filme, muitas teorias destacam a importância da cena por falar da exploração animal, dando um indício de qual seria a lição de moral do longe de Peele.
No filme, em muitos momentos, vemos a indústria cinematográfica indo além dos limites dos animais – seja o programa de TV com o chimpanzé, o filme com os cavalos ou até mesmo o circo montado por Jupe para admirar o Jean Jacket.
Desrespeitando sua natureza, em todos esses momentos, as pessoas fizeram com que os animais chegassem ao descontrole, sofrendo as consequências disso.
Além disso, o acontecimento de sua infância fez com que Jupe acreditasse ser o escolhido para domar os animais. Quando pequeno, por não ter olhado diretamente para os olhos de Gordy, o personagem não se tornou um alvo dele.
No entanto, ver o animal se aproximando e lhe estendendo a mão o levou a acreditar que ele tivesse algo de especial – sentimento que retornou após a descoberta do OVNI.
Diante de um novo “animal”, o dono do circo resolveu repetir as ações que resultaram em uma tragédia no passado, explorando o ser para lucrar em cima dele.
Acreditando ser capaz de domá-lo, sempre o atraindo para exibir ao seu fiél público, Jupe acabou se dando mal por sua ganância, ao ser vítima do que ele fugiu uma vez.