“Leo”, mascote de animação da Netflix, não é um lagarto e representa espécie em extinção

A animação “Leo”, atualmente na lista dos dez filmes mais vistos na Netflix, conta a história de um simpático mascote de uma escola que, ao constatar que tem apenas mais um ano de vida, fica animado em saber que poderá visitar as casas dos alunos e, assim, ter a oportunidade de fugir de sua realidade trancado em uma sala de aula.

Courtesy of Netflix

Dublado pelo ator Adam Sandler, o bichinho que estrela o desenho animado, ao contrário do que muita gente pensa, não é um lagarto, mas sim uma tuatara (Sphenodon). Saiba mais sobre a espécie que, atualmente, está ameaçada de extinção:

Qual é o bichinho do filme “Leo”?

Apesar de ser parecido com a maioria dos lagartos, o animal do filme “Leo”, da Netflix, representa uma tuatara, um réptil nativo da Nova Zelândia encontrado em apenas algumas ilhas remotas da região.

Tuatara é a espécie que inspirou a animação
MARTY MELVILLE/AFP via Getty Images

Na animação, Leo descobre que sua espécie vive somente 75 anos de vida, mas, na realidade, as tuataras são conhecidas por sua longevidade, podendo viver por mais de 100 anos.

Com pele escamosa e áspera, a tuatara possui uma crista espinhosa ao longo de suas costas e uma cabeça bem pequena. Uma característica distintiva da espécie é a presença de um “terceiro olho” no topo de sua cabeça que, apesar de não ser usado para a visão, é sensível à luz e ajuda a regular seu ciclo circadiano.

Tuatara é a espécie que inspirou a animação
HAGEN HOPKINS/AFP via Getty Images

A tuatara tem hábitos noturnos e se alimenta de presas como insetos, vermes e pequenos vertebrados. A reprodução da espécie é única, com os machos assumindo um comportamento de acasalamento complexo, que pode envolver rituais de exibição. As tuataras são ovovivíparas, ou seja, seus ovos se desenvolvem dentro do corpo da fêmea e os filhotes nascem vivos.

Courtesy of Netflix

“Leo” está disponível no catálogo da Netflix para usuários e é sucesso de público e de crítica. Além de estar entre os dez filmes mais vistos na plataforma de streaming, a animação alcançou aprovação de 80% no site Rotten Tomatoes, com 61 avaliações de especialistas.

Filmes que estão bombando na Netflix