Prêmios que Fernanda Torres já ganhou por “Ainda Estou Aqui”

Fernanda Torres venceu dois grandes prêmios internacionais pela entrega em “Ainda Estou Aqui”

“Ainda Estou Aqui” já fez história no cinema nacional e recebeu indicação de Melhor Filme no Oscar 2025 – disputando com grandes títulos internacionais. Protagonizado por Fernanda Torres, o filme também premiou a atriz com diversos troféus, sobretudo pelo seu talento e entrega em cena, capaz de impactar os críticos em escala global.

Confira todos os prêmios que a atriz já ganhou!

“Ainda Estou Aqui”: prêmios que Fernanda Torres ganhou

Globo de Ouro de Melhor Atriz

“Ainda Estou Aqui”, que estreou nos cinemas dos Estados Unidos apenas em 17 de janeiro, entregou o Globo de Ouro de Melhor Atriz para Fernanda Torres em momento histórico.

Fernanda Torres
(Crédito: ROBYN BECK/AFP via Getty Images)

O primeiro grande prêmio para a atriz se tornou ainda mais especial pelo fato de que a única brasileira premiada, na história da premiação, foi a mãe, Fernanda Montenegro. A veterana recebeu reconhecimento por “Central do Brasil”, também de Walter Salles, considerado o Melhor Filme em Língua Estrangeira em 1999.

“Quero dedicar esse prêmio à minha mãe. Vocês não têm ideia… Ela estava aqui há 25 anos. Isso é uma prova de que a arte pode permanecer na vida das pessoas, mesmo em momentos difíceis, como os que Eunice Paiva viveu”, discursou a atriz.

Satellite Award de Melhor Atriz

Em seguida, O Satellite Award, premiação da imprensa internacional, também destacou Fernanda Torres. A brasileira foi premiada como Melhor Atriz em Filme de Drama, superando novamente fortes concorrentes, como, por exemplo, Angelina Jolie (“Maria Callas”) e Tilda Swinton (“O Quarto ao Lado”).

Festival Internacional de Cinema de Santa Barbara

Mais recentemente, Fernanda ganhou o prêmio Virtuoso no Festival Internacional de Cinema de Santa Barbara, na Califórnia, Estados Unidos. Emocionada, a atriz garantiu que jamais imaginou que chegaria tão longe e demonstrou ansiedade para o Oscar.

“É um milagre. Um conto maravilhoso, porque jamais esperei [a indicação ao Oscar] com um filme em português, um filme pequeno comparado com todos outros, em um ano que atuações femininas maravilhosas. Para mim, é inimaginável. Eu devo tudo a Eunice Paiva, a personagem que eu interpreto”, declarou, no tapete vermelho, à IndieWire.

Fernanda Torres no Festival de Cinema de Santa Barbara (Crédito: Kevin Winter/Getty Images)

Expectativa para novos prêmios

De acordo com a Variety, “o Globo de Ouro consolidou o lugar de Fernanda Torres na disputa por outros prêmios”. A premiação, portanto, se configura como um termômetro para o Oscar.

Na premiação que acontece em 2 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos, “Ainda Estou Aqui” recebeu três indicações, incluindo Melhor Atriz para Fernanda Torres, que tem grandes chances de levar a estatueta e somar mais uma grande conquista para a lista de vitórias.

Além disso, o filme, que acompanha a história real de Eunice e a família Paiva, também concorre em outras duas categorias. Indicado para Melhor Filme e Melhor Filme Internacional, “Ainda Estou Aqui” tem como pano de fundo a ditadura militar e expõe o desaparecimento do marido de Eunice.

"Ainda Estou Aqui"
“Ainda Estou Aqui” (Crédito: Reprodução/YouTube Sony Pictures Brasil)

Mais sobre Fernanda Torres