Os nazistas sonhavam com o “Terceiro Reich”, mas quais foram os dois primeiros?

Os delírios expansionistas de Adolf Hitler levaram a Europa à Segunda Guerra Mundial e custaram milhões de vidas. Os nazistas sonhavam com a concretização do “Terceiro Reich”, mas o que exatamente isso significava, e quais então foram os dois primeiros “reichs” da história?

#5 – Grande império

A tradução de “Reich” evoca grandeza. A palavra significa reino (como substantivo) ou rico (como adjetivo). Mas também pode ser usada para definir IMPÉRIO.

#4 – Poder e territórios

Ou seja, a ideia de “Terceiro Reich” era expandir as conquistas alemãs pela Europa e pelo mundo, usufruindo das riquezas das terras conquistadas e oferecendo mais espaço para o povo germânico se estabelecer e espalhar sua cultura.

#3 – Longa duração

O “Primeiro Reich” foi o Sacro Império Romano-Germânico, que existiu ao longo de quase 900 anos na Europa central (entre 962 e 1806). Chegou a abranger quase todos os países da Europa, em especial a Alemanha e seus vizinhos mais próximos.

#2 – Alemanha, um país

O “Segundo Reich”, ou “Império Alemão”, é como ficou conhecida a Alemanha unificada pelo chanceler Otto von Bismarck. Este conceito existiu entre os anos de 1871 e 1918, quando a Alemanha foi derrotada na Primeira Guerra Mundial. Durante esta época, o país teve inúmeras colônias na África, Ásia e Oceania.

#1 – Mil anos

De acordo com Hitler e a propaganda do governo nazista, o “Terceiro Reich”, originário com as vitórias iniciais na Segunda Guerra, iria durar mil anos. O conceito, no entanto, perdurou apenas até a entrada dos aliados em Berlim, em 1945, e a total derrota da Alemanha nazista.