Wes Anderson é um dos diretores mais jovens e mais influentes do cinema atual. Com apenas 46 anos, o norte-americano já dirigiu 8 filmes e 6 curtas-metragens, e foi indicado várias vezes ao Oscar.
Seu estilo é bastante característico. Quem já assistiu a pelo menos um filme do diretor consegue identificar todos os outros. Cenas simétricas, com uma fotografia impecável, cores vibrantes e temas com traços cômicos estão presentes em praticamente todos os trabalhos de Anderson. No vídeo abaixo, é possível observar sua estética:
O diretor costuma trabalhar sempre com alguns atores, como Bill Murray, Jason Schwartzman e Owen Wilson. Outro ponto marcante é a trilha sonora, que já incluiu de Rolling Stones a clássicos da música francesa.
Anderson dirige filmes com uma inocência quase palpável. Ele se inspira em contos infantis para escrever seus roteiros, e carrega na sensibilidade de personagens icônicos na construção do enredo. Seus filmes são obras de arte, e já se tornaram clássicos do cinema.
Confira a seguir os 5 melhores filmes de Wes Anderson.
Veja também:
Café decorado pelo diretor Wes Anderson é inaugurado na Itália
“O Grande Hotel Budapeste”
O filme mostra as aventuras do emblemático diretor de um hotel, M. Gustave, e sua amizade com o jovem funcionário Zéro, na fictícia República de Zubrowka. O trabalho mais recente de Wes Anderson recebeu 4 Oscars em 2015, referentes ao design de produção e figurino, e outras 5 indicações, incluindo Melhor Diretor e Melhor Filme.
“Moonrise Kingdom”
Um dos trabalhos mais memoráveis de Anderson é “Moonrise Kingdom”, que se passa nos anos 60, na Nova Inglaterra. Sam e Suzy, duas crianças que se sentem deslocadas em suas famílias, decidem fugir juntas e acabam se apaixonando. Enquanto isso, a família de Suzy e um time de escoteiros, junto com um policial, fazem de tudo para encontrá-los.
“Os Excêntricos Tenenbaums”
A história mostra a família Tenenbaum, com o casal Royal e Etheline e os filhos Chas, Margot e Richie. Os três se tornaram bem sucedidos em suas carreiras e, ainda na infância, seus pais se divorciaram. Depois de 22 anos, Royal volta a reunir sua família, na tentativa de reconquistar o amor de Etheline.
“O Fantástico Sr. Raposo”
Anderson transporta todas as suas características para uma animação, adaptada do livro de Roald Dahl. O filme conta a vida do Sr. Raposo, que promete à esposa largar a vida de ladrão de galinhas. Eles se mudam para uma casa na árvore, e fazem amizade com os vizinhos. Porém tudo complica quando os fazendeiros que também moram por perto decidem capturá-lo.
“Três é Demais”
Max Fischer é um menino de quinze anos, que vai estudar em uma escola da alta sociedade com uma bolsa de estudos. Em meio ao risco de ser expulso, ele fica amigo de Herman Blume, um magnata que está em depressão, e se apaixona pela professora Rosemary Cross. Porém, seu novo amigo também se interessa por Rosemary, e os dois precisam lidar com esse dilema.