Orson Welles faria 100 anos; confira curiosidades

O ator, roteirista e diretor Orson Welles faria 100 anos nesta quarta-feira se estivesse vivo. Entre suas principais obras estão “Cidadão Kane” e “A Marca da Maldade” e “Verdades e Mentiras.” Antes do destaque no cinema, tornou-se conhecido por uma transmissão de rádio em 1938, “A Guerra dos Mundos”, em que fez boa parte da população norte-americana acreditar que a Terra estava sofrendo uma invasão alienígena, em uma dramatização teatral baseada na obra de H.G. Wells.

Apesar de ter revolucionado a linguagem do cinema, ganhou apenas um Oscar, de Melhor Roteiro, por “Cidadão Kane”, em 1942. Ele morreu em 1985, com 70 anos, em decorrência de um ataque cardíaco.

Confira curiosidades sobre a vida e a obra de Orson Welles:

1 – Welles perdeu a mãe aos sete anos; viajou pelo mundo com o pai logo depois.

2 – O pai do cineasta morreu quando ele tinha 15 anos e ele foi trabalhar como segurança de um médico em Chicago.

3 – Welles foi casado três vezes: com Virginia Nicholson (1934—1940), com a musa do cinema Rita Hayworth (1943-1948) e com Paola Mori, com quem ficou de 1955 até sua morte.

4 – Teria comido 18 hot dogs de uma vez só em uma lanchonete de Hollywood.

5 – Além de cineasta, Welles também era mágico, membro de duas associações de mágicos, uma delas internacional.

6 – Tentou fazer uma versão do livro clássico “Don Quixote”, de Miguel de Cervantes y Saveedra, para o cinema. Começou a trabalhar no filme em 1955, continuou ao longo dos anos 70, mas nunca o terminou. Uma versão não finalizada foi lançada na Espanha em 1992.

7 – Convidou Frank Sinatra para ser padrinho de Rebecca Welles, sua filha com Rita Hayworth.

8 – Emprestou a voz para duas músicas da banda de metal Manowar: “Dark Avenger” e “Defender”.

9 – Tornou-se obeso aos 40 anos e só engordou mais até o final da vida.

10 – Queria o papel de Vito Corleone em “O Poderoso Chefão”, mas o diretor Francis Ford Coppola já tinha Marlon Brando em mente e, apesar de fã de Welles, teve que dizer não ao criador de Cidadão Kane.