Logo nos primeiros minutos do filme “Um Dia e Meio”, o público recebe a mensagem de que a obra é “inspirada em acontecimentos reais”. O aviso chama a atenção e certamente contribui para o sucesso do título que recentemente estreou na Netflix. Saiba mais detalhes sobre os eventos retratados no longa-metragem sueco:
Filme “Um Dia e Meio” é baseado em fatos reais
Em alta na Netflix, o filme “Um Dia e Meio” acompanha tudo o que acontece quando o policial Lukas (Fares Fares) atende um chamado para negociar a rendição de um homem chamado Artan (Alexej Manvelov) que, dentro de um hospital, mantém a ex-esposa Lousie (Alma Pöysti) como refém.
A trama cheia de suspense se desenvolve quando Lukas acompanha Artan e Louise em um intenso e longo trajeto de carro até uma área rural da Suécia em meio a um verão quente. Durante todo o tempo, a polícia segue cada passo dado pelos três, garantindo momentos de tensão que prendem a atenção dos espectadores até o fim.
O filme “Um Dia e Meio” é inspirado em fatos reais, mas toda a trama é fictícia, segundo explicou Fares, que além de atuar também dirige o longa. Em uma entrevista à revista Vogue, o cineasta revelou que a ideia surgiu após ele ler um artigo de jornal de 2008.
“Era sobre um homem que entrou no consultório médico com uma pistola e tentou obrigar a ex-mulher a contar onde estava o filho dos dois”, afirmou, completando: “Foram apenas algumas linhas, muito curtas, mas vi uma história de amor”.
De acordo com o site Digital Spy, o caso mencionado pelo diretor não repercutiu muito nos noticiários da época e, por isso, não existem muitas informações sobre como o evento real se desenvolveu de fato e nem sequer há detalhes sobre seu desfecho.