6 motivos para assistir “Medida Provisória” no cinema: filme demorou 2 anos para estrear

por | abr 14, 2022 | Filmes

“Medida Provisória”, o primeiro longa-metragem de ficção de Lázaro Ramos, já está em cartaz nos cinemas de todo o Brasil. Desde que teve a sua filmagem concluída, há mais de dois anos, a produção passou por dezenas de festivais internacionais, acumulando críticas positivas e inúmeros prêmios. O atraso na estreia nacional do filme ocorreu por conta de impasses com a Agência Nacional do Cinema (ANCINE) — que apenas liberou a circulação comercial do projeto em 2022.

Confira abaixo 6 motivos para assistir ao filme no cinema mais próximo!

Alfred Enoch, Taís Araujo e Seu Jorge em
Mariana Vianna

A trama é intensa

“Medida Provisória” tem roteiro baseado no sucesso teatral brasileiro “Namíbia, Não!”, de Aldri Anunciação. Escrito originalmente em 2011, Lázaro se apaixonou pelo texto e o adaptou para o cinema em 2015. O longa foi filmado em 2019, em diversas locações na cidade do Rio de Janeiro.

A trama conta a história de um Brasil distópico sob um governo autoritário. Neste cenário, os negros são expulsos do país e enviados para viver na África — como forma de reparar os tempos de escravidão.

É o primeiro filme de Lázaro Ramos como diretor

“Medida Provisória” marca a estreia de Lázaro Ramos como diretor de cinema. Para o artista, o longa é o um alerta sobre coisas que a gente não quer que aconteçam.

“É um texto que veio do teatro pensando num futuro impossível de acontecer. Infelizmente de lá pra cá muito se assemelha a pontos da história contemporânea. E aí a ficção, mais uma vez, se confunde com a realidade”, contou Lázaro Ramos em um bate-papo com a imprensa do qual o Zappeando participou.

Lázaro Ramos comanda direção do filme
Divulgação

O filme aborda questões importantes

Ao mostrar os negros sendo obrigados a voltarem para a África, “Medida” aborda temas importantes e que urgem maior debate no país: o racismo e a violência contra pessoas negras.

“A importância do filme chegar neste momento é mostrar que somos resistência. Mostrar que não queremos esse governo, essa pauta de costumes. O ‘Medida’ chega para dizer que não queremos censura, autoritarismo. Mostramos que se não cuidarmos e não discutirmos esses assuntos agora, daremos ferramentas para o mal. E o mal não descansa, não dorme. É preciso estar atento e forte”, afirmou Seu Jorge ao Zappeando.

O elenco é cheio de talentos

O filme tem como protagonistas Taís Araujo, Alfred Enoch e Seu Jorge e conta ainda com um grande elenco de 77 atores — entre eles Adriana Esteves, Renata Sorrah, Mariana Xavier, Emicida, Flávio Bauraqui e Paulo Chun.

Elenco do filme
J. Vitorino

A trilha sonora é incrível

A trilha sonora tem direção musical assinada por Plínio Profeta, Rincon Sapiência e Kiko de Souza, que pinça para o espectador canções nas vozes de nomes como Elza Soares, Xênia França e Liniker. Coube a Plínio trazer a carga cinematográfica necessária e a dupla Rincon e Kiko a busca por sonoridades do hip hop paulista contemporâneo.

É um sucesso internacional — e já ganhou muitos prêmios

Em 2020, no Indie Memphis Film Festival, nos Estados Unidos, “Medida” recebeu o troféu de melhor roteiro para Lázaro Ramos e Lusa Silvestre e os corroteristas Aldri Anunciação e Elísio Lopes Jr. No Pan African Film, em Los Angeles, realizado em 2021, o filme recebeu dois prêmios: de melhor direção e de melhor ator para Alfred Enoch.

No Festival de Huelva, na Espanha, também recebeu os prêmios de direção e de melhor ator para Alfred Enoch. Já no Festin Festival, ocorrido em Lisboa , Lázaro Ramos recebeu o prêmio de melhor realizador.

Confira o trailer de “Medida Provisória” abaixo:

Mais sobre “Medida Provisória”