“Motel Destino”: conheça o filme brasileiro que foi ovacionado no Festival de Cannes

Dirigido por Karim Aïnouz, filme é um suspense erótico com trio de protagonistas no centro

O retorno de Karim Aïnouz ao Festival de Cannes foi em grande estilo na estreia mundial de “Motel Destino”, novo filme do diretor cearense, velho conhecido das mostras internacionais de cinema por produtos como “A Vida Invisível”, vencedor do prêmio Un Certain Regard em 2019, o principal fora da competição oficial.

“Motel Destino” em Cannes

Exibido no dia 22 de maio em Cannes, “Motel Destino” foi ovacionado por 12 minutos no festival francês, emocionando a equipe presente, incluindo Karim e os atores Nataly Rocha, Iago Xavier e Fábio Assunção.

“Depois de quatro anos de terror, estou muito feliz de ter podido voltar a filmar no Brasil e fazer um filme que celebra a vida, a alegria e a paz”, discursou Karim ao final da sessão de gala, realizada no Grand Théâtre Lumière.

Première do filme brasileiro “Motel Destino” no Festival de Cannes 2024 (Crédito da foto: Steffen Osburg)

“Motel Destino”: o que diz a crítica internacional

Após os 12 minutos de aplausos entusiasmados em Cannes, as primeiras críticas da imprensa internacional foram publicadas, mostrando uma estreia positiva para o time brasileiro. O site Metacritic, que reúne os textos dos principais veículos do meio, apresentou “Motel Destino” com média de 76, considerada positiva no geral.

Com cinco críticas até então, o longa brasileiro recebeu nota 90 de 100 da Variety: “Como um suspense erótico, [o filme] está mais ocupado com a segunda metade deste termo [erótico] do que com a primeira, e está tudo bem”.

Já o jornal britânico The Guardian, ao dar nota 80, personifica o filme nos três protagonistas vividos por Iago Xavier, Nataly Rocha e Fabio Assunção: “O filme é terrivelmente montado em torno do seu trio central: três intensas e inconscientes performances físicas nas quais seus corpos estão sempre à mostra – sensuais, mas frágeis”.

“Motel Destino”: sobre o que é

Rodado inteiramente no Ceará, estado natal de Karim, “Motel Destino” é o estabelecimento que não só dá nome ao título do filme, como também “o principal personagem do enredo e o local onde se entrecruzam questões crônicas da realidade brasileira”, define o diretor.

O diretor Karim Aïnouz (Crédito da foto: Maria Lobo)

Sob o céu em chamas numa beira de estrada do litoral cearense, o Motel Destino é palco de jogos perigosos de desejo, poder e violência. Uma noite, a chegada do jovem Heraldo transforma em definitivo o cotidiano do local”, diz a sinopse do filme.

O filme se propõe a ser um retrato sem filtro de uma juventudade cujo futuro foi roubado por uma elite inescrupulosa, sendo a revolta a sua maneira de lutar contra ela.

“Motel Destino” (2024) (Crédito da foto: Divulgação)

“‘Motel’ é uma saga do encontro de um rapaz em fuga, totalmente vulnerável, com uma mulher aprisionada pelas dinâmicas de um casamento abusivo. Unidos pelo destino, seus caminhos se cruzam e a história se desenrola”, resume Aïnouz.

Elenco de “Motel Destino”

Para o cineasta, “Motel Destino”, apesar das inspirações nas pornochanchadas dos anos 1970 e do cinema noir, é acima de tudo uma história de amor, que ganha vida com os atores Nataly Rocha, como Dayana, e Iago Xavier, como Heraldo.

Enquanto ele é estreante nos cinemas, a atriz já estrelou diversos filmes como “Reza a Lenda” e “Rânia”, além de ter participado da segunda temporada de “Segunda Chamada”, série do Globoplay.

“Motel Destino” (2024) (Crédito da foto: Divulgação)

Fabio Assunção completa o trio de protagonistas como Elias, marido abusivo de Dayana.

“Motel Destino”: onde assistir

Apesar da estreia mundial no Festival de Cannes, ainda não há uma data para o filme chegar aos cinemas brasileiros. Ele será distribuído pela Pandora Filmes.