Não tem nada melhor do que sentar em uma sala de cinema ou na frente da TV para assistir um filme inspirador, que estampa na tela uma lição de vida.
Pode ser aquele tipo de filme que arranca uma risada fácil, um pouco de lágrimas, mas que de certa forma nos faz pensar e aprender algo. Por isso, coloque nos favoritos esses 25 filmes de motivação que separamos a seguir:
25 melhores filmes de lição de vida na Netflix
1. “Okja”
O filme mostra a amizade entre uma menina de 14 anos sul-coreana, Mika (Ahn Seo-hyun) e seu superporco Okja. Ela e o animal fictício vivem uma vida tranquila entre as montanhas da Coreia do Sul até que o Dr. Wilcox (Jake Gyllenhaal), seguindo ordens da executiva Lucy Mirando (Tilda Swinton), leva Okja, que é um porco geneticamente modificado por sua empresa, para o matadouro.
Quando tiram de Mika sua única amiga, ela decide viver a aventura de sua vida e ir para Nova York para tentar resgatá-la das mãos de Lucy Mirando. No caminho, ela vai se deparar com a Frente de Libertação Animal, liderada por Jay (Paul Dano) e K (Steven Yeun), que decidem ajudá-la em sua missão.
O filme tem sua reflexão pautada pelo debate sobre a relação entre homem e natureza. Não é sobre deixar de consumir carne, mas sim sobre lançar um olhar crítico ao funcionamento da indústria alimentícia.
- Ano de lançamento: 2017
- Onde assistir: Netflix
2. “Gênio Indomável” (“Good Will Hunting”)
Esse aclamado longa conta a história de Will Hunting (Matt Damon), um jovem de 20 anos com alta capacidade para ciências exatas. Apesar de ser um verdadeiro gênio, ele é rebelde e repleto de rancor, e trabalha como faxineiro na MIT, Instituto de Tecnologia de Massachusetts, renomado centro de ensino nos Estados Unidos.
Tudo muda, porém, quando ele despretenciosamente resolve um problema matemático deixado no quadro de uma das salas. Como até então o problema não tinha resolução, ele se torna conhecido e tem sua vida virada de cabeça para baixo. O filme traz reflexões sobre nossos medos, inseguranças e sobre como tratamos nosso passado, trazendo também Ben Affleck em seu elenco.
- Ano de lançamento: 1997
- Onde assistir: Netflix
3. “Felicidade por um Fio” (“Nappily Ever After”)
“Felicidade Por Um Fio” é a história de Violet Jones (Sanaa Lathan), uma publicitária bem-sucedida,que organiza cada passo da sua rotina para que nada saia do controle.
Depois de passar por uma grande desilusão, ela resolve repaginar o visual e raspa os cabelos, mergulhando em uma jornada de autoaceitação, trazendo à tona traumas da infância e aprendendo a se colocar acima da opinião alheia.
- Ano de lançamento: 2018
- Onde assistir: Netflix
4. “Tal Pai, Tal Filha” (“Like Father”)
O filme “Tal Pai, Tal Filha” traz a história de uma mulher workaholic (Kristen Bell), que, após ser abandonada pelo noivo no altar, decide embarcar em uma viagem de lua de mel acompanhada pelo pai (Kelsey Grammer), de quem estava distante há muito tempo.
Esse filme provoca reflexões sobre a relação entre pais e filhos, mostra o poder que uma companhia incrível pode ter em um momento difícil da vida e ainda lembra: o amor romântico não é o centro do universo.
- Ano de lançamento: 2018
- Onde assistir: Netflix
5. “Perfeita Para Você” (“Irreplaceable You”)
“Perfeita Para Você” conta a história do final da vida de Abbie (Gugu Mbatha-Raw), uma jovem que acredita estar grávida, mas descobre que na verdade tem dois nódulos malignos na pélvis. Surpreendida pelo diagnóstico de câncer, ela começa a se distanciar do amor de sua vida para tentar diminuir o luto da ideia de partir – mas ambos aprendem uma lição valiosa no processo.
Esse filme lembra o espectador de que nunca se sabe o dia de amanhã, e que em apenas um instante tudo pode mudar. Ele nos lembra de aproveitar a beleza dos pequenos momentos e aproveitá-los como se fosse a última vez.
- Ano de lançamento: 2018
- Onde assistir: Netflix
6. “A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata” (“The Guernsey Literary and Potato Peel Pie Society”)
“A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata” se passa em 1946, quando Juliet Ashton (Lily James), uma escritora de Londres que perdeu os pais recentemente na Segunda Guerra Mundial, recebe uma carta que muda sua vida. A correspondência vinha de Guernsey, uma das ilhas invadidas pela Alemanha durante o grande conflito – e ela então se convida para visitar o local.
Atrás de sua próxima história, ela descobre na ilha um clube literário fundado em meio à invasão nazista, e começa a investigá-lo. No processo, ela forma um laço forte e inesperado com habitantes da ilha, e a história traz lições sobre humildade, pertencimento, autenticidade e superação.
- Ano de lançamento: 2018
- Onde assistir: Netflix
7. “Alex Strangelove”
Alex Truelove (Daniel Doheny) é um aluno exemplar que cursa o último ano do Ensino Médio. Ele tem um grande futuro pela frente, mas antes de se formar ele quer alcançar o último marco da adolescência: perder a virgindade com a namorada, Claire (Madeline Weinstein).
Tudo se complica quando ele conhece Elliot (Antionio Marziale), um menino gay que sem querer mergulha Alex em uma jornada de autodescoberta. O filme consegue abordar as nuances de um tema profundo que é a sexualidade, além de falar também sobre preconceito e autodescoberta.
- Ano de lançamento: 2018
- Onde assistir: Netflix
8. “Tallulah”
A história de “Tallulah” começa com um casal de moradores de rua – Tallulah (Ellen Page, atualmente conhecido como Elliot Page) e Nico (Evan Jonigkeit) – cujo relacionamento está fadado ao fracasso. Separada de Nico, ela tem todo seu dinheiro roubado por ele, e decide então buscar pela mãe do rapaz, Margo (Allison Janney), com quem cria um laço surpreendente.
Ambas abandonadas por Nico, Margo oferece abrigo físico a Tallulah, enquanto Tallulah dá abrigo emocional à mulher. O filme traz uma reflexão forte sobre como duas pessoas “quebradas” podem se ajudar e se curar no processo.
- Ano de lançamento: 2016
- Onde assistir: Netflix
9. “Nyad”
“Nyad” retrata a real e impressionante história da atleta Diana Nyad. A norte-americana com um passado repleto de traumas – e interpretada por Annette Bening – se encontrou no mundo do nado livre e, com isso, construiu um sonho: nadar de Cuba até a Flórida, nos Estados Unidos. A travessia em mar aberto tem quase 178 km e acontece em meio a uma fauna marinha repleta de tubarões e águas vivas.
A primeira tentativa de Diana acontece ainda na juventude, com a ajuda de sua coach e melhor amiga Bonnie Stoll (Jodie Foster). Ela, no entanto, fracassa, e dá início a uma jornada de extrema persistência, resistência física e recomeços na qual tentará realizar seu sonho até após os 60 anos de idade.
- Ano de lançamento: 2023
- Onde assistir: Netflix
10. “À Procura da Felicidade” (“In Pursuit of Happiness”)
Inspirado em uma história real e estrelado por Will Smith na companhia do próprio filho, Jaden Smith, “À Procura da Felicidade” é um dos melhores filmes de lição de vida disponíveis na Netflix.
O longa conta a história de Chris (Will Smith), pai de um menino de cinco anos, Christopher (Jaden), que consegue um estágio não-remunerado. Apesar de não ser pago, ele tem esperanças de que, ao final do estágio, ele seja contratado. Nesse meio-tempo, o homem luta pela sobrevivência junto de Christopher, e os dois chegam a viver na rua enquanto aguardam pelo futuro promissor dele na empresa.
O filme é inspirado em um ano da vida de Chris Gardner, que escreveu um livro de memórias sobre sua difícil vida. Ele rendeu indicação ao Oscar a Will Smith, e emociona espectadores até hoje com suas lições sobre amor e perseverança.
- Ano de lançamento: 2005
- Onde assistir: Netflix
11. “O Impossível” (“The Impossible”)
Também inspirado em uma história real, “O Impossível” acompanha uma família que está de férias na Tailândia e é surpreendida por um tsunami. Na ocasião, Maria (Naomi Watts) e o marido, Henry (Ewan McGregor), estão com os três filhos quando a grande onda que realmente ocorreu em 2004 atinge o hotel do qual são hóspedes.
Após o impacto das águas, Maria acaba separada do restante da família e, pouco depois, reencontra Lucas (Tom Holland). Machucada, ela conta depende dele na difícil missão de encontrar socorro – tudo enquanto ambos mantêm as esperanças de reencontrar Henry e as outras duas crianças.
O filme, cuja história realmente aconteceu, ensina muito sobre laços de amor, força e esperança mesmo em meio a tragédias.
- Ano de lançamento: 2012
- Onde assistir: Netflix
12. “O Jogo da Imitação” (“The Imitation Game”)
“O Jogo da Imitação” conta a história de vida de Alan Turing, matemático britânico responsável pela invenção do precursor dos computadores. Com seus conhecimentos, ele não era político nem militar, mas teve um dos papéis mais importantes e decisivos para a derrota nazista em meio aos conflitos.
No filme, Alan Turing é interpretado por Benedict Cumberbatch, que aparece exercendo suas funções supersecretas na época da guerra. Ele comanda um seleto grupo de pessoas superdotadas em busca de decifrar um código criptográfico usado pelos alemães, tudo enquanto lida com a própria falta de traquejo social.
No decorrer da história, Turing repensa sua personalidade arrogante e tirânica quando, mesmo após ter êxito na missão, tem sua sexualidade descoberta e passa a conviver com preconceito vindo das próprias autoridades que o contrataram.
- Ano de lançamento: 2014
- Onde assistir: Netflix
13. “Meu Pai” (“The Father”)
Estrelado pelos renomados Anthony Hopkins no papel de Anthony e Olivia Colman no papel de Annie, “Meu Pai” conta a história de um homem que vive o início das manifestações do Alzheimer. Sofrendo de demência, ele dispensa a cuidadora e isso coloca sua filha, Annie, na difícil missão de garantir os cuidados com o pai antes de se mudar da cidade.
Ele, no entanto, não aceita a ajuda da filha, tudo enquanto ele começa a perder a noção do que é ou não real. Isso faz com que o homem comece a duvidar até mesmo das pessoas que mais ama – e a história gera reflexões profundas sobre laços familiares, fim da vida e cuidado com idosos.
- Ano de lançamento: 2020
- Onde assistir: Netflix
14. “História de um Casamento” (“Marriage Story”)
Protagonizado por Scarlett Johansson e Adam Driver, “História de um Casamento” acompanha o casal Nicole e Charlie enquanto os dois passam por uma crise no relacionamento. Enquanto ele está no auge da carreira, ela deixa o trabalho de lado para cuidar do marido e do filho dos dois, Henry – e, vivendo complicações matrimoniais, eles decidem se separar.
Colecionando indicações a Oscar, o filme foi aclamado pela sensibilidade com que retrata um ex-casal buscando consenso na separação. Os dois, mesmo separados, encontram simultaneamente uma forma de sobreviver ao doloroso processo, tudo enquanto brigam pela guarda do filho.
- Ano de lançamento: 2019
- Onde assistir: Netflix
15. “O Segredo de Brokeback Mountain” (“Brokeback Mountain”)
Estrelado por Jake Gyllenhaal e Heath Ledger, “O Segredo de Brokeback Mountain” conta a história dos jovens Jack Twist e Ennie Del Mar, que se conhecem em um verão nos anos 60 quando são contratados para cuidar de ovelhas em Brokeback Mountain.
Os dois chegam ao local com planos de vida pré-estabelecidos e bastante concretos. Enquanto Jack quer ser cowboy e já tem familiaridade com a função, Ennie ainda está aprendendo e pretende se casar com a namorada, Alma (Michelle Williams) assim que o verão acabar.
Lá, porém, os dois vivem isolados durante semanas e desenvolvem um inesperado relacionamento amoroso. Ao término do verão, ambos se veem diante de uma inevitável despedida, mas agora com suas vidas marcadas para sempre por um grande amor. O filme traz lições sobre preconceitos e autodescoberta.
- Ano de lançamento: 2005
- Onde assistir: Netflix
16. “Eu, Tonya” (“I, Tonya”)
Com Margot Robbie no papel de Tonya Harding, o filme contra a história de uma moça que apresenta talento nato para patinação artística no gelo desde muito cedo. Com o passar dos anos, ela se destaca no esporte mesmo em meio aos maus tratos da mãe (Allison Janney) e um relacionamento abusivo com Jeff Gillooly (Sebastian Stan).
Baseada em uma história real, a trama mostra Tonya lidando com os altos e baixos da vida, que incluem uma conquista como primeira patinadora a realizar um salto triplo durante uma competição, bem como um plano bizarro no qual se vê envolvida durante a preparação para os Jogos Olímpicos de Inverno de 1994. O filme conta uma história de muita perseverança e superação.
- Ano de lançamento: 2017
- Onde assistir: Netflix
17. “Aftersun”
Em “Aftersun”, o espectador se depara com imagens de um pai e uma filha, Calum (Paul Mescal) e Sophie (Frankie Corio), curtindo um período de férias. As filmagens, porém, são permeadas por uma estranha sensação de melancolia – e, no decorrer do filme, descobre-se o porquê.
Sophie, que vivia com a mãe em um local distante, vive momentos divertidos ao lado do pai, e os revisita 20 anos depois através das filmagens. Suas lembranças felizes, porém, são logo substituídas pelas imagens nas quais Calum aparece constantemente melancólico e preocupado.
Pouco a pouco, ela cria uma nova consciência sobre a história que construiu com o pai, percebendo que não conheceu a fundo o homem com quem compartilhou um verão tão inesquecível. A trama sensível traz reflexões sobre relações familiares e a inocência infantil enquanto ela tenta se reconciliar com o pai, que viu pela última vez naquele verão.
- Ano de lançamento: 2022
- Onde assistir: Netflix
18. “Com Amor, Simon” (“Love, Simon”)
Aos 17 anos, Simon Spier (Nick Robinson) leva uma vida comum para um adolescente, mas esconde um grande segredo sobre si. Nenhum dos amigos ou familiares de Simon sabe, mas o jovem é gay e tem um grande medo de falar sobre sua sexualidade.
Ele, porém, logo se vê em uma verdadeira encruzilhada ao se apaixonar por um de seus colegas de sala com quem troca confidências anonimamente na internet. Pouco a pouco, esse relacionamento transforma Simon e todos que o cercam, trazendo uma lição sobre autoaceitação e preconceitos.
- Ano de lançamento: 2018
- Onde assistir: Netflix
19. “Whiplash: Em Busca da Perfeição” (“Whiplash”)
Interpretado por Miles Teller, o jovem solitário Andrew tem um sonho em “Whiplash”: se tornar o melhor de sua geração na bateria. Seguindo os passos de seu ídolo, Buddy Rich, ele chama a atenção do mestre do jazz Terence Fletcher (JK Simmons), que o coloca na orquestra principal da melhor escola de música dos Estados Unidos.
Apesar de brilhante, porém, o maestro Fletcher é impiedoso e abusivo. A convivência de Andrew com ele o faz evoluir em suas habilidades como jovem baterista, mas também transforma seu grande sonho em uma obsessão – algo que muda a vida de ambos. Este é um dos filmes de motivação que traz lições sobre perfeccionismo e relações interpessoais.
- Ano de lançamento: 2014
- Onde assistir: Netflix
20. “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”
Filme brasileiro derivado do aclamado curta “Eu Não Quero Voltar Sozinho”, “Hoje eu Quero Voltar Sozinho” ilustra a relação entre Leonardo (Ghilherme Lobo) e Gabriel (Fabio Audi).
Leonardo é um adolescente com deficiência visual que busca a própria independência enquanto convive com uma mãe superprotetora. Ao conhecer Gabriel, que é novo na cidade, ele começa a descobrir novos sentimentos – e isso o leva a conhecer também mais sobre si mesmo.
De forma delicada, o filme ensina lições sobre relações interpessoais, capacitismo e amor.
- Ano de lançamento: 2014
- Onde assistir: Netflix
21. “Lady Bird: A Hora de Voar” (“Lady Bird”)
Estrelado por Saoirse Ronan, “Lady Bird” conta a história de Christine McPherson, jovem que está no último ano do Ensino Médio e sonha em fazer faculdade longe da cidade onde vive. Rejeitada pela mãe (Laurie Metcalf), ela tem personalidade forte e exige ser chamada de Lady Bird.
Dividida entre as obrigações estudantis no colégio católico onde estuda, seu primeiro namoro e os conhecidos rituais de passagem para a vida adulta, ela acaba vivendo uma transformação na relação que tem com a mãe. O filme traz diversos aprendizados sobre a chegada da maturidade e sobre relações entre mães e filhas.
- Ano de lançamento: 2017
- Onde assistir: Netflix
22. “As Vantagens de Ser Invisível” (“The Perks of Being a Wallflower”)
O popular filme conta a história de Charlie (Logan Lerman), jovem que muda de escola e, introvertido, tem dificuldades para interagir. Muito nervoso, ele se sente deslocado e, apesar de ter talento nato para escrever, não consegue enxergar isso.
Eventualmente, porém, ele faz dois amigos, Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson). Com eles, ele descobre que há mais pessoas como ele – e aprende também a se ver de forma mais honesta, sem se colocar para baixo o tempo todo. O longa traz lições de vida relacionadas a autoestima e amizades.
- Ano de lançamento: 2012
- Onde assistir: Netflix
23. “A Sociedade da Neve” (“Society of the Snow”)
Inspirado em uma tragédia real, “A Sociedade da Neve” conta a história de um voo da Força Aérea Uruguaia fretado por uma equipe de rugby cai no Chile, em uma geleira no centro dos Andes. Entre os 45 passageiros, 29 sobrevivem ao acidente – mas, em meio a um ambiente completamente hostil, recorrem a medidas extremas para se manter vivos.
O duro longa é um dos filmes de motivação que mais ensinam lições valiosas sobre amizade, cumplicidade, cooperação e as dificuldades da vida.
- Ano de lançamento: 2023
- Onde assistir: Netflix
24. “O Mundo Depois de Nós” (“Leave the World Behind”)
Decidida a curtir dias de férias em família, Amanda (Julia Roberts) aluga uma casa de praia para ela, Clay (Ethan Hawke) e os dois filhos do casal. Hospedada em uma mansão de luxo, a família começa a ver tudo mudar quando, além de um navio perder o controle e invadir a praia onde estão, um apagão toma Nova York por completo.
Em meio à falta de energia elétrica, a família é surpreendida pela chegada de dois estranhos, G.H. (Mahershala Ali) e Ruth (Myha’Ia). Se apresentando como pai e filha, os dois afirmam ser os reais donos da casa, e chegam ao local desesperados para se abrigar ali.
A chegada dos dois provoca desconfiança na família – mas, em meio ao que se anuncia como um perigoso ataque cibernético que corta a comunicação deles com o mundo, integrantes dos dois clãs começam a criar laços que ensinam muito aos espectadores.
- Ano de lançamento: 2023
- Onde assistir: Netflix
25. “O Poço” (“The Platform”)
Em um futuro distópico, pessoas começam a acordar em um local misterioso e horripilante. Prisioneiros, os indivíduos percebem que estão divididos em andares com um buraco no meio, usado por uma plataforma repleta de alimentos que desce andar por andar, permanecendo por alguns minutos.
Conforme a plataforma desce, os habitantes de cada andar consomem tudo o que conseguem da comida ali disposta – e isso faz com que ela chegue com cada vez menos alimentos aos andares inferiores. Nesse contexto, as pessoas presentes tentam entender onde estão, como e porque foram parar ali, além de aprenderem duras lições sobre o comportamento humano.
- Ano de lançamento: 2019
- Onde assistir: Netflix