“Marty Supreme”: o que é real e o que é ficção na grande aposta do Oscar

“Marty Supreme” assume o rótulo de “livremente inspirado em fatos reais” em mistura entre o que é real e ficção

Sob a direção de Josh Safdie, “Marty Supreme”, um dos grandes destaques do Oscar 2026, coloca Timothée Chalamet no centro de uma trama inspirada em eventos reais. A obra explora a ascensão de Marty Reisman, um ícone do tênis de mesa dos anos 1950, utilizando a ficção para preencher as lacunas de sua trajetória, com detalhes exagerados e personagens criados apenas para a cinebiografia.

Confira o que é real e o que é ficção no filme!

“Marty Supreme”: o que é real e o que é ficção no filme

Fatos reais sobre Marty Reisman em cinebiografia

A trajetória de Marty Reisman (1930-2012), que venceu 22 títulos importantes entre 1946 e 2002, se tornando destaque no tênis de mesa, se mantém fiel aos registros. Conhecido em Nova York, nos Estados Unidos, como um verdadeiro hustler, Marty ficou famoso por apostar alto, além de viajar o mundo jogando partidas de alto risco, se tornando conhecido globalmente.

A produção não poupa detalhes ao retratar a técnica de Reisman: seu estilo de jogo agressivo e suas partidas intensas viram sequências quase acrobáticas. O longa destaca, inclusive, um marco histórico do esporte: a introdução da borracha esponjosa nas raquetes. A tecnologia revolucionou o tênis de mesa na época e que serve como ponto de virada na trajetória do protagonista.

“Marty Supreme” (Crédito: A24)

A personalidade de Marty foi retratada de forma fiel ao homem que escreveu, em 1974, a autobiografia “The Money Player”, livro que serve como principal inspiração do filme. No entanto, “Marty Supreme” recebeu críticas da família do mesa-tenista, que garante não ter sido procurada para colaborar no projeto, além de não reconhecer a essência de Marty Reisman nas cenas do longa.

O que é ficção em “Marty Supreme”

Seguindo o estilo frenético de Safdie, o filme utiliza a figura de Marty Reisman para explorar temas como a obsessão e a cultura americana do século XX. Muitas vezes, portanto, a cinebiografia extrapolou os registros históricos em favor do drama cinematográfico.

Além disso, o diretor optou por alterar o nome do protagonista de Marty Reisman para Marty Mauser. Da mesma forma, os personagens ao redor dele foram criados para a ficção, assim como conflitos, romances e situações pensadas para intensificar a narrativa.

“Marty Supreme” (Crédito: A24)

Durante o desenvolvimento do roteiro, o diretor alterou eventos históricos, especialmente a derrota de Marty para o japonês Hiroji Satoh. Na vida real, a partida aconteceu na Índia, em fase considerada preliminar do campeonato, em oposição ao que mostra o filme, onde ocorre em grande final no Japão.

“Marty Supreme” está em cartaz nos cinemas brasileiros.

Filmes