Academia responsável pelo Oscar divulgou a lista de produções pré-selecionadas para a premiação com algumas obras brasileiras
Na última terça-feira (16), o Oscar divulgou a lista dos pré-selecionados para a edição de 2026. O filme “O Agente Secreto”, já cotado para a premiação, não é a única produção brasileira que pode chegar ao Oscar 2026.
Saibas quais as produções pré-selecionados

Como já esperado, o longa de Kléber Mendonça Filho é uma das produções pré-selecionadas para o Oscar 2026. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas indicou o “O Agente Secreto” para a categorias de Filme Internacional e Melhor Direção de Elenco.
O Brasil também entrou na pré-seleção da categoria Melhor Documentário com “Apocalipse nos Trópicos”, de Petra Costa. O documentário aborda a influência do cristianismo evangélico na política do Brasil.

“Amarela”, de André Hayato Saito, foi mais uma obra brasileira a ser considerada pela Academia. O curta entrou na lista da categoria de Melhor Curta-Metragem. A produção retrata uma adolescente nipo-brasileira apaixonado por futebol, em São Paulo, que lida com tensões crescentes durante a final da Copa do Mundo de 1998.
Para completar os brasileiros no Oscar, o diretor de fotografia Adolpho Veloso está na lista de Melhor Direção de Fotografia pelo filme “Sonhos de Trem” — filme de época americano.

Com os anúncios, os internautas do Brasil invadiram as redes sociais da Academia para comemorar a possibilidades de cinco indicações de obras e profissionais brasileiros para o Oscar 2026.
Os indicados oficiais do Oscar serão anunciados no dia 22 de janeiro do próximo ano. Já a premiação acontece no dia 15 de março.

