Ex-ator-mirim, Ke Huy Quan ficou quase 30 anos longe dos filmes: emocionou com discurso

Com uma história digna de um filme, Ke Huy Quan realizou um de seus maiores sonhos na noite deste último domingo (12), ao se tornar o primeiro homem asiático a vencer o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

Vindo de uma família vietnamita de imigrantes e tendo vivido em um campo para refugiados, o ator acabou por acaso em um longa de Steven Spielberg e teve sua vida transformada muitos anos depois de quase desistir.

Ex-ator mirim ganha destaque no Oscar e emociona em retorno

Já sendo uma das produções mais comentadas nas últimas principais premiações, o Oscar não poderia ser diferente para “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”.

Recebendo o maior número de estatuetas – 7 das 11 as quais foi indicado -, uma delas foi entregue diretamente para Ke Huy Quan, como Melhor Ator Coadjuvante, fazendo seu nome entrar para a história da cerimônia.

Ke Huy Quan
Rodin Eckenroth/Getty Images

Hoje com 51 anos, o ator entrou na indústria do cinema quando ainda tinha 12 anos de idade, em um papel de destaque no filme “Indiana Jones e o Templo da Perdição” (1984), ao lado de Harrison Ford.

No ano seguinte, ele ainda teve destaque em “Os Goonies”, no papel de Data. Porém, mesmo se apaixonando por esse mundo em que caiu por acaso, após chegar como refugiado com sua família aos Estados Unidos, Quan não encontrou mais oportunidades.

Harrison Ford e Ke Huy Quan
Kevin Winter/Getty Images

Se deparando apenas com papéis muito estereotipados, Ke Huy Quan acabou se afastando da dramaturgia e cogitando retornar apenas 30 anos depois, quando surgiu um convite para atuar em “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”.

Incentivado por sua esposa, o ator deu vida a Waymond Wang, o marido da protagonista de Michelle Yeoh, o que lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante neste último domingo (12).

https://twitter.com/fckshangman/status/1635129984770805762

Para ser ainda mais simbólico, na mesma noite em que seu longa de retorno se destacava, um dos prêmios foi entregue por Harrison Ford, proporcionando um grande reencontro entre os atores quase 40 anos após terem atuados juntos.

Durante seu discurso na premiação, Ke Huy Quan emocionou a todos, relembrando sua tragetória e celebrando ao citar sua mãe. “Minha mãe tem 84 anos e está em casa assistindo. Mãe, acabei de ganhar um Oscar”, disse.

https://twitter.com/LokiBrasiI/status/1635096434080100353

“Mês após mês, ano após ano, por 20 anos , me disseram que um dia minha hora chegaria […] Os sonhos são algo em que você deve acreditar, quase desisti dos meus. Para todos vocês, por favor, mantenham seus sonhos vivos. Muito obrigado por me receber de volta – eu amo vocês”, finalizou.

Filmes premiados